A Qualcomm oficializou o Snapdragon 8s Gen 4, seu mais novo chipset premium para dispositivos móveis. Construído no processo de 4 nm N4P da TSMC, o chip mantém a CPU Kryo do Snapdragon 8 Gen 3 ao invés do núcleo Oryon presente no Snapdragon 8 Elite, seu chipset presente em dispositivos topo de linha.
O novo processador traz um conjunto de oito núcleos, sendo um Cortex-X4 de até 3,2 GHz, três Cortex-A720 de 3,0 GHz, dois Cortex-A720 de 2,8 GHz e mais dois Cortex-A720 de 2,0 GHz.
Segundo a Qualcomm, esse conjunto garante um desempenho geral 31% superior ao do Snapdragon 8s Gen 3, enquanto a eficiência energética foi aprimorada em 39%.

A GPU Adreno 825 também recebeu um salto de desempenho, com um aumento de 49% na capacidade gráfica em relação à geração anterior. O chip inclui suporte para ray tracing em tempo real e conta com tecnologias do Snapdragon Elite Gaming, como Snapdragon Game Super Resolution 2.0 e Adreno Image Motion Engine 2.0.
Aprimoramentos em IA, câmeras e conectividade
A Qualcomm destaca que o Snapdragon 8s Gen 4 oferece um desempenho 44% melhor em tarefas de inteligência artificial, graças à NPU Hexagon atualizada. Já o processador de sinal de imagem (ISP) de 18 bits permite o uso de sensores de até 320 MP e gravação de vídeo HDR em 4K a 60 fps.

No quesito conectividade, o novo chipset traz um modem Snapdragon X75 5G, que oferece velocidades de download de até 4,2 Gbps, mas com suporte apenas para redes sub-6 GHz, sem compatibilidade com mmWave. O chip também conta ainda com Wi-Fi 7, Bluetooth 6.0 e suporte para armazenamento UFS 4.0 e RAM LPDDR5X.
Outro recurso incluído é a Extended Personal Area Network (XPAN), que permite a transmissão de áudio via Wi-Fi. A tecnologia já é compatível com alguns fones de ouvido sem fio, como o Xiaomi Buds 5 Pro.
A expectativa é que o Snapdragon 8s Gen 4 fará sua estreia no iQOO Z10 Turbo, previsto para o final deste mês. Além disso, marcas como Xiaomi, Oppo e Meizu devem lançar novos dispositivos equipados com o chip nos próximos meses.
Com informações de GSMArena e Gizchina,
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!