Snapdragon 8 Gen 4 supera A17 Pro do iPhone 15 Pro Max em teste multi-core

 William Schendes
William Schendes

O Snapdragon 8 Gen 4 está previsto para ser lançado no final de outubro, mas já surgem resultados sobre seu desempenho que demonstram sua capacidade de superar um dos chipsets mais poderosos do mercado atualmente.

De acordo com os testes do Geekbench 6, o Snapdragon 8 Gen 4 será mais rápido que o processador A17 Pro, atualmente utilizado no iPhone 15 Pro Max.

Os testes revelam que o novo processador da Qualcomm atingiu 2.884 pontos no teste de núcleo único (single-core), ficando próximo do A17 Pro, que marca 2.915. No entanto, no desempenho de múltiplos núcleos (multi-core), o Snapdragon 8 Gen 4 alcançou 8.840 pontos, enquanto o processador da Apple tem cerca de 7.300.

Snapdragon 8 Gen 4 tem desempenho superior ao iPhone 15 Pro Max em teste multi-core
(Imagem de fundo: Andrei Berezovskii/ Getty Images. Montagem: TechShake)

A Qualcomm trará uma nova arquitetura para o Snapdragon 8 Gen 4, substituindo os núcleos Intel Arm por núcleos de CPU Oryon, uma estrutura semelhante à que a fabricante usa na série Snapdragon X para computadores.

O componente deve contar com uma estrutura octa-core de seis núcleos-base (com clock de 2,78 GHz) e dois núcleos de alto desempenho (4,09 GHz de clock). Além disso, o processador deverá combinar uma nova geração de GPU Adreno.

Com essas mudanças, junto do novo processo de nó de 3nm na fabricação do processador, o Snapdragon 8 Gen 4 deve apresentar melhorias significativas de desempenho e velocidade, como já vêm demonstrando os testes de benchmark recentes.

Por outro lado, as melhorias do processador resultarão em um valor elevado. De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, o Snapdragon 8 Gen 4 deve ser 25% a 30% mais caro que o Snapdragon 8 Gen 3. Isso significa que os próximos aparelhos topo de linha que utilizarem o novo chipset da Qualcomm também sofrerão com aumentos de preço.

Com informações de Gizmochina e Phone Arena.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: