Um vazamento recente do Digital Chat Station, um informante confiável — e com um bom histórico de acertos —, disse que o Snapdragon 8 Gen 4 poderia ter um aumento de preço em relação ao atual Snapdragon 8 Gen 3.
Os processadores são os um dos principais componentes que impactam o preço dos smartphones (junto das telas e câmeras), por isso, o acréscimo de preço do chipset pode resultar em um aumento no valor final de smartphones topo de linha.
De acordo com o informante, os dispositivos afetados pela mudança seriam aqueles com o preço de 3.000 yuans (acima de R$ 2.110 em conversão direta). Ele também avalia que o aumento poderá acarretar alguma fabricante abandonando sua linha Pro (ou seja, modelos ainda mais avançados).
Como observa o Android Authority, com o acréscimo, as fabricantes podem simplesmente aumentar o preço dos aparelhos, ou realizar cortes para baratear outros componentes dos aparelhos, como tela, câmera, materiais utilizados na construção e mais. Outra possibilidade é que as marcas adotem chips menos avançados, como o atual Snapdragon 8s Gen 3.
A expectativa é que o Snapdragon 8 Gen 4 seja anunciado em meados de outubro durante o Snapdragon Summit. O Xiaomi 15 deve ser o primeiro aparelho da marca a contar com o processador de última geração. Espera-se que outras fabricantes equipem seus aparelhos com o chipset, incluindo: OnePlus, iQOO, Samsung e Realme.
FIQUE POR DENTRO!