O futuro Snapdragon 8 Gen 3 promete ser até 30% mais rápido do que o atual Snapdragon 8 Gen 2. Mas não é apenas em desempenho que o processador da Qualcomm passará por um aumento. O Snapdragon 8 Gen 3 terá um custo de fabricação maior, o que pode vir a impactar no preço dos smartphones Androids ou até mesmo na continuidade de seu uso por grandes fabricantes, como Samsung e Xiaomi.
É a vez da MediaTek assumir?!
Caso o aumento de preço do Snapdragon 8 Gen 3 se confirme, cada marca precisará reavaliar o custo benefício para seus produtos. E estamos falando de gigantes do mercado, como Samsung, Xiaomi e OnePlus. Caso não seja viável para as empresas de smartphones escolher entre repassar esse aumento de custo para os clientes ou diminuir suas margens de lucro, é possível que elas partam para outras alternativas. E é aí que a MediaTek deve entrar.
Recentemente, a fabricante sul-coreana Sk Hynix anunciou seu novo padrão de memória RAM LPDDR5T, que deve chegar ao mercado como o mais rápido do mundo. E o processador que irá suportar a RAM LPDDR5T não é o próximo chipset Snapdragon da Qualcomm, mas sim o Dimensity 9300 da MediaTek.
Com os avanços da RAM LPDDR5T podendo futuramente ser suportado por outros processadores, é possível que Snapdragon também inclua a nova tecnologia. Atualmente, contudo, o possível aumento de preço do produto da Qualcomm e as novidades do Dimensity 9300 colocam as empresas de smartphones em um momento de reavaliar seus fornecedores.
O que causa o aumento de preço do Snapdragon 8 Gen 3?
A informação sobre o possível aumento de custo do Snapdragon 8 Gen 3 vazou na mídia social chinesa Weibo. Segundo informações da plataforma, enquanto o Snapdragon 8 Gen 2 custava cerca de US$160 às empresas de smartphones, a próxima geração do processador da Qualcomm poderia chegar ao mercado por US$ 200.
O aumento de preço teria como justificativa a tecnologia necessária para que a nova geração do processador traga melhor desempenho e eficiência energética, além de outros recursos inovadores. Para tanto, o novo Snapdragon 8 Gen 3 será desenvolvido por meio de um processo de 4nm N4P da TSMC. E isso teria maiores custos para a Qualcomm.
O novo processador será lançado oficialmente no dia 24 de outubro, no evento Snapdragon Summit. Até lá, as informações devem ser encaradas como rumores, mas a possibilidade do aumento de preço já cria uma preocupação em torno do possível impacto para empresas de smartphones e consumidores.
CONFIRA TAMBÉM!
- Xiaomi planeja processador e sistema operacional próprios para este ano
- Galaxy S24 Ultra terá tela plana OLED muito mais brilhante
- Xiaomi garante 4 atualizações de software para Redmi K60 Ultra
- Google já testa ferramenta de IA para resumir textos da web
- WhatsApp agora permite compartilhamento de tela em chamada de vídeo