Snapdragon 8 Elite vs Snapdragon 8 Gen 3 - entenda as diferenças

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Qualcomm anunciou recentemente o Snapdragon 8 Elite, prometendo um salto significativo em desempenho e eficiência energética em relação ao Snapdragon 8 Gen 3, seu flagship de 2023. Este novo chip chega com muitas novidades e recursos - especialmente em IA - para desafiar a concorrência, especialmente os processadores da Apple e da MediaTek, e é voltado para smartphones premium que serão lançados em 2025.

Comparativo Qualcomm processadores
(Imagem: Qualcomm)

Mas será que o upgrade de um smartphone flagship de 2023 por conta do novo processador vale a pena? O pessoal do Digital Trends fez um comparativo bem completo de ambos os chips, detalhando as diferenças, e nós reunimos os resultados aqui. Acompanhe:

Diferenciais

Um dos principais destaques do Snapdragon 8 Elite é o uso do processo de fabricação de 3nm da TSMC, uma evolução em relação aos 4nm do Gen 3. Isso promete maior eficiência energética e melhorias consideráveis no desempenho geral.

comparativo CPU qualcomm

Além disso, o Snapdragon 8 Elite será o primeiro processador móvel a utilizar a arquitetura Oryon, inicialmente desenvolvida para PCs com processadores Snapdragon X Elite, que já demonstraram grande poder de processamento e eficiência em notebooks com Windows.

Teste de desempenho: CPU

O núcleo principal Oryon dentro do Snapdragon 8 Elite oferece uma velocidade de clock máxima de 4.32 GHz. Em comparação, o núcleo Kryo dentro do seu antecessor alcançava "apenas" a frequência máxima de 3.4 GHz.

A Qualcomm acrescenta que, devido ao menor consumo de energia, os usuários poderão aproveitar cerca de 2,5 horas a mais de tempo de jogo em seus smartphones. Os demais núcleos de desempenho embarcados no Snapdragon 8 Elite também são mais rápidos, apresentando um clock de até 3.53 GHz, em comparação com a frequência máxima de 3.2 GHz do Snapdragon 8 Gen 3.

Comparativo resumo completo qualcomm
Detalhes do novo processador (Imagem: Qualcomm)

No comparativo de benchmarks, o Elite mostrou avanços impressionantes. No teste AnTuTu, o chip obteve uma pontuação de 31,33 milhões, superando em cerca de 50% o Snapdragon 8 Gen 3, que atingiu 21,28 milhões. No Geekbench, o desempenho multi-core teve uma melhoria de 45% em relação ao antecessor.

Teste para jogos: GPU

A empresa equipou seu mais recente processador com a "primeira GPU Adreno com arquitetura fatiada". Isso significa um impulso considerável na GPU, com o Adreno 830 oferecendo cerca de 40% mais potência gráfica do que o Adreno 750 presente no Gen 3, um dos maiores saltos que vimos em um processador móvel nos últimos anos.

Claro que um avanço desse porte deveria significar um aumento no consumo absoluto de energia. Bom, a Qualcomm diz que o mecanismo gráfico do Snapdragon 8 Elite não é apenas mais robusto, mas também aumenta a eficiência energética em impressionantes 40%, igualando o ganho prometido para a saída de desempenho bruto.

Além disso, essa também é a primeira vez que o sistema gráfico Nanite da Unreal está chegando aos dispositivos móveis. Especificamente, estamos falando aqui do Nanite do Unreal Engine (v5.3), o sistema de geometria virtualizada de última geração que se baseia em uma nova malha interna e na tecnologia de renderização de última geração. Os benefícios são imagens mais ricas em detalhes, carga de trabalho reduzida no mecanismo gráfico e maior eficiência de renderização.

Qualcomm comparativo jogos
Desempenho em jogos terá salto impressionante (Imagem: Qualcomm)

Isso significa que os jogos terão uma aparência mais realista ou, como diz a Qualcomm, "ambientes 3D com qualidade de filme para imersão total".

A GPU Adreno do Snapdragon 8 Elite também suporta o Unreal Chaos Physics Engine, que é indicado para fornecer quadros e visuais hiper-realistas em jogos. Tecnicamente, esse é um mecanismo de simulação de física que foi desenvolvido em colaboração com a Intel e já foi implementado em jogos como o Fortnite.

A Qualcomm não falou muito sobre os jogos que estão aproveitando os benefícios desses aprimoramentos do Unreal, mas é interessante ver como eles ampliam os limites dos jogos em plataformas móveis.

IA e conectividade

Além das melhorias no CPU e GPU, um tema recorrente atualmente é a IA. No centro dessa novidade está a NPU Hexagon de última geração, que se diz ser 45% mais rápida e também oferece desempenho 45% maior por watt. São diversas melhorias nesse sentido, com um grande salto de performance.

O novo sistema Snapdragon X80 5G oferece um aumento significativo de 30% na precisão da localização e do posicionamento. O sistema de conectividade móvel Qualcomm FastConnect 7900, por outro lado, pode se conectar as redes Wi-Fi 7 com uma abordagem 40% mais econômica no consumo de energia.

Outra mudança importante na conectividade é o suporte ao padrão Bluetooth 6.0 no Qualcomm Snapdragon 8 Elite, enquanto o Snapdragon 8 Gen 3 está limitado ao padrão Bluetooth 5.4, oferecendo maior estabilidade e segurança na conexão, além de integrar tecnologias de ultra banda larga (UWB), facilitando, por exemplo, a localização de dispositivos perdidos.

É claro que, já que estamos falando de IA, a NPU do Snapdragon 8 Elite chamaria a atenção. Ela aumenta o limite de tokens, o que significa que os assistentes no dispositivo poderão processar entradas mais complexas e longas. O suporte para assistentes de IA multimodais no dispositivo veio para ficar, o que significa que os usuários poderão executar tarefas complexas sem precisar depender da conectividade com a Internet.

Além disso, um pipeline de processamento mais poderoso no dispositivo também significa respostas mais rápidas, além de serem mais seguras em comparação com um formato conectado à rede.

Câmeras e áudio

O aumento na inteligência da IA permite algumas boas novidades parte de fotografia e vídeos. O chip oferece um ISP capaz de realizar segmentação sem limite de camadas - isso permite que a IA ajuste elementos como foco automático, equilíbrio de branco automático e exposição automática para aumentar o desempenho da câmera - permitindo capturas mais detalhadas e vídeos de melhor qualidade, inclusive em ambientes de pouca luz.

Detalhes câmera snapdragon 8 elite
Câmeras receberão grande upgrade (Imagem: Qualcomm)

Há também a nova tecnologia "Video Object Eraser", que basicamente tem a mesma função do já conhecido "Photo Object Eraser" (removedor de elementos de uma imagem), mas para vídeos, removendo elementos de seus vídeos em até 1080p a 30fps.

Em relação à saída de áudio, a tecnologia aptX Lossless da Qualcomm proporcionará, segundo a empresa, a experiência de ouvir música com a mais alta qualidade de todos os tempos.

Com essas novidades, a Qualcomm está se posicionando para competir diretamente com os chips Apple A18 Pro e o MediaTek Dimensity 9400, tornando o Snapdragon 8 Elite uma peça chave para os próximos lançamentos do mercado.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: