A Qualcomm está preparando mais melhorias para otimizar o desempenho de CPU e GPU de seu próximo processador topo de linha, que vem sendo apelidado de Snapdragon 8 Elite 2.
De acordo com uma divulgação recente do conhecido vazador chinês Digital Chat Station, o Snapdragon 8 Elite 2 terá um aumento de cachê para 16 MB, o que representa um salto de 4 MB em relação ao Snapdragon 8 Elite.
O vazador relata que esse avanço representará uma melhoria de desempenho de cerca de 30% em relação ao processador lançado em outubro de 2024.
Além disso, o Snapdragon 8 Elite 2 deve contar com a segunda geração de núcleos Oryon personalizados da Qualcomm, que devem garantir um salto de performance em torno de 25%.

Os núcleos Oryon trazem uma arquitetura diferente de CPU em relação aos núcleos Cortex ARM, utilizados em processadores anteriores. Na prática, essa nova arquitetura proporciona ganhos de performance e maior eficiência energética nos dispositivos.
Além disso, os núcleos Oryon lidam muito melhor com tarefas exigentes, como processamento de inteligência artificial (IA) ou aprendizado de máquina (ML).
Digital Chat Station também relata que o novo chip será compatível com LPDDR6, o padrão de memória de última geração. Se a informação se confirmar, isso significará uma velocidade de transferência de dados de 2 a 3 vezes maior que o LPDDR5X, disponível no Snapdragon 8 Elite.
Na semana passada, um vazamento revelou que o Snapdragon 8 Elite 2 alcançou pontuação de 3,8 milhões no teste de benchmark AnTuTu, o que representa um aumento significativo em relação ao Snapdragon 8 Elite, com pontuação de 2,69 milhões.
Se a Qualcomm mantiver seu cronograma, a expectativa é que o Snapdragon 8 Elite 2 seja apresentado em outubro, durante o evento Qualcomm Summit.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de Gizmochina.
VEJA TAMBÉM!