Smartphones Android terão baterias de maior duração em 2025

Adriano Camargo
Adriano Camargo

As grandes fabricantes de smartphones estão investindo em uma nova geração de baterias, prometendo melhorias substanciais na vida útil e no desempenho de carregamento de dispositivos em 2025.

O foco dessas inovações está na implementação de baterias de alta densidade feitas com a tecnologia de ânodos de silício-carbono, uma evolução que promete entregar maior durabilidade e resistência a condições climáticas extremas.

celular recarga bateria tecnologia capa
Novas baterias aumentarão a autonomia dos smartphones (Imagem: freepik)

Esta tendência se estenderá a vários dispositivos, incluindo diversos flagships, como as próximas versões do OnePlus 13, Vivo X200 Pro e iQOO 13, todos incorporando a nova tecnologia.

Diferente das baterias de íons de lítio tradicionais, que usam óxido de metal de lítio como cátodo e grafite como ânodo, as novas versões misturam silício com grafite no ânodo. Esse avanço proporciona maior densidade energética, o que significa que dispositivos podem ter baterias mais compactas, mas com maior capacidade de armazenamento e também maior durabilidade sob condições climáticas extremas.

Um exemplo disso foi demonstrado pelo Honor Magic 6 Pro, que manteve o desempenho mesmo em temperaturas de -20°C.

Modelos menores, como o Xiaomi 15, que terá uma bateria de 5.400mAh, também se beneficiarão dessa tecnologia. Esse crescimento de capacidade é uma resposta direta à demanda por maior autonomia e ao consumo energético elevado dos chips modernos, como o próximo Snapdragon 8 Elite, que deve integrar dispositivos Android de 2025 .

No entanto, as novas baterias não estão isentas de desafios. Com maior capacidade energética, os dispositivos enfrentarão questões como o risco de aquecimento excessivo, algo que pode impactar a performance dos smartphones. Além disso, as novas baterias podem exigir mudanças de design para acomodar o volume extra, o que pode tornar os dispositivos mais robustos.

O mercado de smartphones também observa com atenção o impacto dessa tecnologia em dispositivos dobráveis, que tradicionalmente têm desempenho de bateria inferior aos modelos convencionais (principalmente por conta do menor espaço disponível).

Espera-se que essas atualizações melhorem a autonomia em todas as categorias de dispositivos.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: