A Sharp apresentou a um seleto grupo, durante a CES 2024, uma tecnologia que promete revolucionar o mercado de TVs ao ser ainda melhor que as atuais OLED e QLED. Estamos falando dos painéis QDEL, sigla para QuantumDot Eletroluminescente.
Mas qual é a grande inovação da tecnologia QDEL
A verdade é que, assim como as tecnologias OLED e QLED, a QDEL também utilizada pontos quânticos. A diferença está na forma como a nova tecnologia os utiliza.
Enquanto telas OLED e a QLED absorvem a luz vinda do LED ou OLED e transformam essa luz nas diferentes cores, o painel QDEL recebe energia e a repassa diretamente aos pontos quânticos para que eles sejam capazes de emitir luz própria.
Em outras palavras, os painéis QDEL dispensam a necessidade de uma fonte separada de iluminação traseira e ainda conseguem obter uma imagem mais pura, de acordo com a Sharp. Isso porque os pontos quânticos são modificados para que possam trazer subpixels nas cores vermelho, azul e verde.
Quanto a preço, a fabricante de eletrodomésticos avalia que os custos das primeiras TVs com a tecnologia não serão muito mais altos do que os modelos já no mercado, uma vez que a fabricação de telas QDEL é similares à do LED tradicional.
A Sharp não deu qualquer previsão de início da produção dos painéis QDEL. A expectativa é de que vejamos a nova tecnologia primeiro em smartphones.
FIQUE POR DENTRO!
- Acer apresenta quatro monitores OLED e MiniLED curvos para o segmento gamer
- Microsoft lança Copilot Pro, com novos recursos premium de IA no Office
- Apple passa Samsung e lidera mercado global de smartphones em 2023