Seu próprio Jarvis? Google trabalha em agente de IA Jarvis para o Chrome

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

O Google está trabalhando no chamado Projeto Jarvis. E se você já viu pelo menos um filme do Homem de Ferro, o nome "Jarvis" já pode fazer com que se lembre do assistente de Inteligência Artificial (IA) que ajudava o super herói todos os tipos de tarefas. E foi exatamente essa a referência do Google para um assistente para o Chrome.

De acordo com o The Information, o Google está “desenvolvendo inteligência artificial que assume o controle do navegador de uma pessoa para concluir tarefas como coletar dados, comprar um produto ou reservar um voo”, tudo com a prévia autorização do usuário, claro.

Como funcionaria (ou funcionará) nosso próprio Jarvis no Chrome?

IA Google
I/O 2024 (Imagem: captura de tela / Google)

A IA que pode resultar do Projeto Jarvis poderia operar o navegador Google Chrome, automatizando "tarefas cotidianas baseadas na web”. Embora não especifique se a nova tecnologia seria para dispositivos móveis ou desktop (ou os 2), a informação indica que a IA é voltada para o consumidor, e não para o corporativo.

Durante o I/O 2024 em maio, o CEO do Google, Sundar Pichai, mostrou “Gemini e Chrome trabalhando juntos para ajudar você a fazer uma série de coisas para se preparar: organizar, raciocinar, sintetizar em seu nome”.

“Eu penso em [agentes] como sistemas inteligentes que mostram raciocínio, planejamento e memória. São capazes de pensar em vários passos à frente, trabalhar em softwares e sistemas, tudo para fazer algo em seu nome e, mais importante, sob sua supervisão”, explicou o CEO na ocasião, conforme reportado pela página Android Authority.

De acordo com o The Information, a partir de “capturas de tela frequentes do que está na tela do computador", o Jarvis será capaz de interpretar o que o usuário está fazendo e adiantar ações como clicar em um botão ou digitar em um campo de texto.

Quando o Jarvis deve chegar?

A informação indica que o Jarvis será alimentado pelo Gemini 2.0 e já poderá começar a ser testado em dezembro. Caso o rumor esteja correto, a nova IA deve ser disponibilizada para os primeiros testadores neste período, mas ainda sem uma previsão de chegada para o público mais amplo.

O relatório ainda aponta que o Jarvis “opera relativamente devagar porque o modelo precisa pensar por alguns segundos antes de tomar cada ação”. Isso pode indicar que a IA não está funcionando no dispositivo ainda e requer a nuvem. Mas muito pode mudar até o seu lançamento oficial.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: