Ao comprar um iPhone novo de um vendedor desconhecido ou não certificado pela Apple, o consumidor tem o risco de ser enganado sobre a procedência do aparelho. E não estamos dizendo sobre adquirir um produto falsificado, mas de não ser totalmente novo.
Afinal, além de smartphones zero, a marca também disponibiliza aparelhos recondicionados e reparados (também conhecidos como de substituição). Vendedores idôneos, como o próprio site da fabricante, deixam claras essas condições. Mas aqueles pouco confiáveis podem omitir essas informações e comercializar os smartphones como completamente novos.
Se está na dúvida sobre o seu iPhone, saiba que é bem simples descobrir.
1. Acesse o app Ajustes;
2. No menu que abrir, vá em Geral;
3. Em seguida, toque em Sobre;
4. Por fim, confira o Número da Série. A letra em que o código começa indica o status do aparelho:
- M: iPhone novo de fábrica;
- F: iPhone de substituição;
- N: iPhone recondicionado;
- P: iPhone personalizado.
O que realmente significam essas siglas?
Refurbished, recondicionado, reparado, de substituição. Apesar de serem palavras ouvidas com frequência no mercado de eletrônicos, o que elas realmente querem dizer pode não estar claro para boa parte dos consumidores finais. Por isso, explicamos em detalhes as siglas da Apple e o que significam para não haver mais dúvidas.
M: iPhone novo de fábrica
Aqui não há mistérios. Se o código do aparelho começar com a letra M, significa que ele saiu da fábrica novo direto para o vendedor e, de lá, foi parar em suas mãos, sem qualquer modificação.
F: iPhone de substituição
A letra F é uma das que causa mais confusão. Essa sigla indica que o aparelho inicialmente comprado pelo consumidor foi substituído por aquele, provavelmente devido a um pedido de assistência técnica. No Brasil, é enviado um iPhone totalmente novo, mas em uma caixa diferente e sem os acessórios.
Em alguns países do mundo, a Apple oferece aparelhos recondicionados na troca, mas isso não é permitido pela legislação brasileira.
N: iPhone recondicionado
Aparelhos recondicionados (ou refurbished, em inglês) são produtos usados restaurados para serem revendidos. Segundo o site da Apple dos Estados Unidos, todos os dispositivos recondicionados certificados pela empresa têm bateria e revestimento externos novos e garantia de um ano.
Além disso, todos os produtos passam por testes funcionais e limpeza completa.
O lado positivo é pagar mais barato por um aparelho que funciona perfeitamente e, apesar de usado, tem a mesma garantia de um ano do novo, quando adquirido em uma loja Apple ou autorizada.
P: iPhone personalizado
Como o nome mesmo sugere, o aparelho passou por um processo de personalização com a gravação de algum nome no momento da compra.
Veja também: