Será? iPhone 18 Pro deve ser mais caro por causa de novo chip; entenda

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A linha iPhone 18, prevista para 2026, deve trazer avanços significativos em processamento - e isso causará um impacto nos custos. Analistas sugerem que apenas os modelos Pro utilizarão os chips fabricados no processo de 2 nanômetros da TSMC, o que pode encarecer os dispositivos devido ao aumento no custo de produção.

O novo chip, supostamente chamado de A20, representaria uma grande evolução do atual processo de 3 nanômetros, usado na geração iPhone 16. Essa transição deve trazer maior eficiência energética e desempenho, porém, também um custo de fabricação 70% superior, elevando o preço de cada chip de aproximadamente 50 para 85 dólares.

iPhone 18 rumores capa
Linha Pro do iPhone 18 deve chegar mais cara (Imagem: Apple)

Como resultado, é muito provável que a Apple repasse essa diferença para o consumidor final, encarecendo os modelos Pro.

Além disso, os rumores indicam que os modelos padrão da linha iPhone 18 devem continuar utilizando a tecnologia de 3 nanômetros. Essa diferenciação entre os chips A20 e A19 reforça a estratégia da Apple de concentrar as inovações mais avançadas nos dispositivos Pro, e assim justificar seus preços ainda mais elevados.

Especula-se também que os modelos da geração iPhone 18 trarão outros avanços, como câmeras com abertura variável e o possível uso de sensores Face ID integrados à tela. Essas tecnologias podem eliminar a atual Ilha Dinâmica e oferecer um design mais limpo e eficiente para os dispositivos.

Enquanto isso, a TSMC está expandindo sua infraestrutura para atender à demanda da Apple e de outros clientes interessados na fabricação de chips em 2nm. A empresa já investe na construção de novas fábricas para iniciar a produção em larga escala em 2025.

Vale ressaltar que os detalhes ainda são especulativos, e confirmações só devem surgir com a aproximação do lançamento em 2026.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: