Segurança é principal benefício das casas inteligentes, revela estudo

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Uma pesquisa sobre Casas Conectadas, encomendada pelo Grupo OLX, constatou que a segurança é o benefício mais visado por quem tem ou pretende ter uma moradia automatizada, sendo a prioridade para 56% dos respondentes.

Na sequência, entre as vantagens das casas inteligentes também foram mencionadas: conveniência (53%), acessibilidade (47%), economia de energia (45%) e gerenciamento de tempo (44%).

Quais são os principais benefícios de uma casa conectada (Imagem: Grupo OLX)

Não à toa, quando questionados sobre os recursos tecnológicos mais desejados em suas residências, aqueles relacionados à segurança foram os que mais se destacaram. A fechadura eletrônica ficou em primeiro lugar, com 52%, seguida pelas câmeras de segurança, com 49% da preferência.

A pesquisa ainda traz um recorte dos itens por cada geração:

● Baby Bommers (1945 – 1964): lâmpadas inteligentes (58%)
● Geração X (1965 e 1980): fechaduras eletrônicas (55%)
● Geração Y ou Millennials (1981 e 1996): fechaduras eletrônicas (57%)
● Geração Z (1997 - 2010): assistente virtual (56%) e fechaduras eletrônicas (54%)

Tecnologias mais comuns nas casas conectadas

Segundo o estudo, as câmeras de segurança via Wi-Fi são predominantes entre os Baby Boomers (1945 – 1964), utilizadas por 31% dos respondentes. Já os eletrodomésticos inteligentes são considerados essenciais para as gerações X (1965 e 1980) e Z (1997 – 2010) com 38% e 37%, respectivamente.

As lâmpadas inteligentes fazem mais parte da realidade da Geração Z. Enquanto 45% dos indivíduos dessa faixa etária alegam possuir o item, apenas 26% dos Baby Boomers são adeptos desta tecnologia.

Vale ressaltar também que 44% dos indivíduos pertencentes à geração Baby Boomers dizem não fazer uso de nenhum recurso de automação.

Custo é principal obstáculo para automação residencial

Quando questionados sobre os obstáculos para o processo de automação, o custo elevado foi o mais representativo, com 74%; seguido por questões de segurança, 38%; e integração complexa, 32%, completando as três primeiras colocações.

Obstáculos para uma casa conectada (Imagem: Grupo OLX)

Metodologia

A pesquisa quantitativa online foi realizada por meio da plataforma de human analytics da MindMiners entre os dias 18 e 20 de novembro de 2023. Todas as respostas foram coletadas por meio do painel de respondentes proprietário também da MindMiners, o MeSeems, que totalizou uma amostra de 300 pessoas. O nível de confiança do estudo é de 95% e a margem de erro fica em torno de 5%.

VEJA TAMBÉM:

  • Empresas anunciam a maior rede de Wi-Fi 5G na América Latina
  • Vazamento revela (bom) desempenho do suposto novo chipset da Samsung
  • iPhone SE 2016: Apple classifica modelo como ''vintage'' (limitando suporte e reparos)
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: