O Banco Santander informou nesta semana que foi alvo de uma violação de dados que afetou seus clientes. Segundo a instituição, o incidente aconteceu devido a um ator não autorizado que acessou o banco de dados hospedado por um de seus provedores terceirizados.
Em comunicado, o banco explica que a violação afetou os clientes e funcionários de três países: Espanha, Chile e Uruguai. Clientes de outros países, incluindo o Brasil, não foram impactados pelo incidente.
A empresa afirma que “implementou imediatamente medidas para conter o incidente”, incluindo o bloqueio do acesso ao ator não autorizado e “controles adicionais de prevenção de fraude para proteger os clientes afetados”.
Também é mencionado que o banco de dados acessado não conta com credenciais que permitam transações pelos cibercriminosos, como senhas. No entanto, a instituição está ciente que o vazamento pode resultar em tentativas de golpes, incluindo phishing. Por isso, o Santander listou algumas recomendações para que seus clientes não sejam vítimas de fraude.
O Santander nunca solicitará códigos, OTPs ou senhas.
Verifique sempre as informações que você recebe e entre em contato conosco pelos canais oficiais do banco.
Se você receber alguma mensagem, e-mail ou SMS suspeito, informe diretamente ao seu banco ou entrando em contato com reportphishing@gruposantander.com.
Nunca acesse seu banco online por meio de links de e-mails suspeitos ou não solicitados.
Nunca ignore notificações de segurança ou alertas do Santander relacionados às suas contas.
FIQUE POR DENTRO!