Durante seu evento inaugural do LSI Tech Day, a Samsung apresentou uma prévia (e confirmou o desenvolvimento) do incrível chip Exynos 2400. De acordo com a empresa, o chipset que deve alimentar a linha S24 do Galaxy vai aumentar o desempenho da CPU em 70% e o desempenho da computação de IA em 14,7x em relação ao Exynos 2200, usado na série Galaxy S22 de 2022.
Na ocasião, a Samsung também demonstrou uma intrigante tecnologia de câmera chamada Zoom Anyplace, que requer uma câmera de 200 MP e deve proporcionar uma capacidade bem ampliada de zoom sem degradação da imagem.
Exynos 2400 deve permitir uso de IA sem exigir conexão com Internet
Durante a confirmação do Exynos 2400, a Samsung deu uma prévia de alguns dos recursos do novo chipset. Uma das novidades que chamou a atenção foi uma nova ferramenta e Inteligência Artificial que os "próximos telefones" da companhia devem trazer.
Sem exigir uma conexão com Internet, uma placa de desenvolvimento Exynos 2400 pôde executar a ferramenta para demonstrar a geração de uma imagem a partir de texto. A Samsung confirmou ao site Android Authority que este recurso de texto para imagem usa IA no dispositivo, o que indica que o novo chipset é responsável por essa possibilidade.
Além disso, o Exynos 2400 usa uma GPU Xclipse 940 baseada na tecnologia RDNA 3 da AMD, que deve trazer melhorias significativas para o desempenho do dispositivo como um todo.
Na apresentação, o presidente e chefe de negócios de sistemas LSI da Samsung Electronics, Yong-In Park, afirmou:
“A IA generativa emergiu rapidamente como talvez a tendência mais significativa do ano, exigindo tecnologias fundamentais mais poderosas para processar dados e dar vida à IA. Estamos abrindo caminho em direção a uma nova era de IA proativa, aproveitando nossa plataforma Samsung System LSI Humanoid, que converge perfeitamente nossas capacidades em um amplo espectro de semicondutores lógicos, desde poderosos IPs computacionais, soluções de conectividade até sensores que emulam os cinco principais sentidos humanos.”
Vale destacar que é comum que a Samsung lance sua série Galaxy com duas opções de processadores, Exynos e Snapdragon, a depender da região do planeta em que o dispositivo será comercializado. E a Samsung já deixou recursos exclusivos do chipset Exynos de lado caso o chip equivalente da Snapdragon não suportasse esses recursos.
A expectativa é de que o futuro Snapdragon 8 Gen 3 suporte as poderosas funcionalidades anunciadas do Exynos 2400.
Exynos 2400 incluirá modem 5G com tecnologia NTN para conectividade via satélite
Outro aguardado recurso da próxima geração de smartphones da Samsung será o modem 5G compatível com a tecnologia NB-IoT (Narrowband Internet of Things) NTN (Non-Terrestrial Networks). Isso significa que os aparelhos terão comunicação via satélite.
Durante o LSI Tech Day, a empresa chegou a apresentar um vídeo do recurso, que está sendo desenvolvido em parceria com a Skylo Technologies. A expectativa é que a série Galaxy S24 seja equipada com comunicação bidirecional por satélite para mensagens de emergência.
Conheça a tecnologia Zoom Anyplace
Além do Exynos 2400, a Samsung também demonstrou a intrigante tecnologia de câmera chamada Zoom Anyplace, que deve ser usada em futuros sensores de câmera de 200MP. Segundo a apresentação, a tecnologia oferece “uma experiência de zoom de câmera totalmente nova, permitindo aos usuários móveis tirar close-ups de até 4x de objetos em movimento sem qualquer degradação da imagem”.
O novo recurso também utiliza tecnologia de rastreamento baseada em IA para, durante a gravação de um vídeo, seguir e capturar automaticamente imagens de objetos. Isso vai garantir que nenhum detalhe fique sem captura com qualidade suficiente para as imagens serem ampliadas sem degradação de qualidade.
A expectativa, até o momento, é que a nova tecnologia seja lançada no modelo Galaxy S24 Ultra.
SAIBA MAIS!
- Amazon é acusada de obter lucro bilionário com uso de algoritmo ilegal
- Microsoft anuncia DALL-E 3 gratuito para todos no Bing Chat (saiba como usar)
- Google lança Pixel 8 e 8 Pro: Tensor G3, 7 anos de atualizações do Android e câmera com IA
- Maior empresa de audiolivros, Audible chega ao Brasil com mais de 6 mil obras em português