A Samsung está trabalhando para tornar a inteligência artificial cada vez mais presente em seus dispositivos móveis. Além dos recursos do Galaxy AI focados em produtividade, criatividade e comunicação, a empresa está desenvolvendo um sistema de IA que, no futuro, poderá substituir o aplicativo de configurações de seus smartphones.
A informação vem de um relatório recente do site sul-coreano ETNews, que relata que o fabricante está desenvolvendo um sistema capaz de prever o interesse dos usuários e analisar suas interações em tempo real. Com isso, o sistema pode ajudar o usuário a ajustar as configurações do smartphone sem precisar acessar o aplicativo de configurações.
Embora seja uma ideia de um celular que ajusta automaticamente suas configurações aparentemente futuristas, algo semelhante já acontece em menor escala há alguns anos. Como lembra o Gizmochina, muitos aplicativos de câmera já contam com processamento de IA capaz de detectar o conteúdo que o usuário está tentando capturar e fazer configurações automáticas para auxiliá-lo.
Há também propostas ainda mais ambiciosas relacionadas ao uso da IA em smartphones. Um exemplo é o T Phone, apresentado na conferência Mobile World Congress (MWC) 2024 pela Deutsche Telekom, é um conceito de smartphone que substitui todos os aplicativos por modelos de IA. A ideia é que o aparelho funcione como um assistente, realizando todas as funções que uma pessoa faria utilizando apenas IA, como enviar mensagens, agendar viagens, entre outras atividades.
No caso da Samsung, seus dispositivos móveis atuais já contam com o assistente Bixby, também alimentado por IA, que ajuda em tarefas simples, como definir alarmes, marcar lembretes na agenda e reproduzir músicas.
Entretanto, se o relatório recente estiver correto, parece que esse nível de uso da IA não é suficiente para a Samsung. A empresa continua buscando formas ainda mais simples para que os usuários ajustem as configurações e acessem informações sobre seus dispositivos.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!