No último dia 10, a Huawei fez história ao lançar o primeiro smartphone tridobrável do mercado, o Huawei Mate XT. Outras marcas já preparam seus próprios modelos de 3 telas, como é o caso da TECNO, que surpreendeu ao mostrar o conceito do Phantom Ultimate 2. Mas a Samsung tem outros planos para fazer frente ao Mate XT: um rolável.
Isso mesmo. Segundo uma nova informação, o foco da Samsung, no que condiz a novidades, estaria agora no desenvolvimento de um smartphone com tela rolável e também nos esforços para cortar custos e conseguir diminuir os preços dos seus aparelhos.
A tecnologia de tela rolável
De acordo com a mídia local The Elec, além de cortar custos de produção, com ações como como remover a camada digitalizadora e o suporte à S Pen do próximo Galaxy Z Fold Special Edition, a Samsung está tentando reconhecer e evitar qualquer desperdício.
Apesar dos grandes esforços para economizar, por outro lado, a gigante sul-coreana não pretende ficar para trás no mercado de dobráveis, que já conta com uma presença forte de fabricantes chinesas. Exemplos disso são justamente o Huawei Mate XT e o Honor Magic V3, dobrável mais fino até agora.
Há ainda uma nova informação de que a Honor planeja lançar seu próprio smartphone tri-fold com espessura de apenas 10mm. A Samsung já concorre com os dobráveis estilo concha (dobra na metade) e livro (abre com 2 telas) destas marcas com os seus Galaxy Z Flip 6 e Galaxy Z Fold 6. Mas para fazer frente aos tri-folds, a marca vai apostar na tecnologia de tela rolável.
De acordo com a página Phone Arena, os conceitos tri-dobráveis que a Samsung já apresentou nos últimos anos ainda devem permanecer a nível de protótipo. Mas o primeiro telefone de varejo com tela rolável poderia ser lançado pela marca já no segundo semestre de 2025, segundo "fontes familiarizadas com o assunto".
O conceito da tecnologia já foi apresentada pela Samsung em 2023, conforme é possível ver no vídeo acima. E, com certeza, representaria uma inovação no cenários de dispositivos multidobráveis. A Samsung, contudo, ainda não confirmou oficialmente o desenvolvimento do smartphone.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga e acompanhe o TechShake no Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.
FIQUE POR DENTRO!