A Samsung manteve a liderança no mercado global de smartphones, sendo a marca com mais vendas no terceiro trimestre de 2024, conforme revelou o relatório da Canalys, empresa de pesquisa de mercado.
Os dados mostram que a Samsung foi a maior marca de smartphones do mundo, com 57,5 milhões de unidades vendidas entre julho e setembro de 2024. No entanto, isso representa uma queda de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a empresa vendeu 58,6 milhões de aparelhos.
A Apple seguiu em segundo lugar, com 54,5 milhões de iPhones vendidos, o que representa um crescimento anual de 9% em comparação ao terceiro trimestre de 2023, quando a empresa comercializou 50 milhões de celulares. O bom desempenho da Apple foi atribuído ao lançamento do iPhone 16 em mercados emergentes.
“Após os anúncios da Apple Intelligence da WWDC, os consumidores estão ativamente atualizando os modelos mais antigos do iPhone 12 e 13 para adotar essa nova tecnologia. Além disso, a produção diversificada do iPhone da Apple, principalmente na Índia, reduziu significativamente os prazos de entrega, agilizando o atendimento de pré-encomendas e estimulando a demanda local por meio de preços competitivos.”
- Le Xuan Chiew, analista da Canalys.
A Xiaomi ocupou a terceira posição no ranking, com 42,8 milhões de smartphones vendidos, registrando um crescimento anual de 3%. OPPO e vivo ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente, com 28,6 milhões e 27,2 milhões de aparelhos vendidos.
O relatório da Canalys indica que as remessas globais de smartphones cresceram 5% no terceiro trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a pesquisa, foram vendidos 309, milhões de aparelhos entre julho e setembro deste ano.
Le Xuan Chiew, analista da Canalys, explica que mercados emergentes, como o Sudeste Asiático e a América Latina, superaram outras regiões em remessas de smartphones devido à concorrência de preços e incentivos no segmento de aparelhos de entrada. Em “mercados maduros”, como Estados Unidos, China e Europa Ocidental, o analista acredita que o segmento de celulares premium será impulsionado pela IA até o final do ano.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!