A Samsung revelou o primeiro SSD automotivo da indústria com interface PCIe 4.0. Batizado de AM9C1, ele é baseado na oitava geração da tecnologia V-NAND flash e se destaca também pela eficiência energética 50% superior à geração anterior. Isso é especialmente importante para veículos cada vez mais conectados, gerando cada vez mais dados, além da popularização dos veículos elétricos.
O modelo conta com velocidades de leitura sequencial de até 4.400 MB/s e gravação de 400 MB/s em sua versão de 256GB, Voltado para durabilidade, o SSD utiliza células TLC e a tecnologia SLC Namespace, que aumenta a confiabilidade e eleva as velocidades de gravação e leitura.
Projetado para ambientes extremos, o AM9C1 pode operar em temperaturas de -40°C a 105°C. A Samsung confirmou que a produção em massa da versão de 2TB, a maior do mercado, está prevista para o início de 2025.
Hyunduk Cho, vice-presidente e chefe do grupo automotivo da Samsung Electronics, afirmou que a empresa está trabalhando com fabricantes globais de veículos autônomos e continuará focada no mercado de memória para IA física, abrangendo aplicações de condução autônoma e robótica.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga e acompanhe o TechShake no X, Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.
VEJA TAMBÉM!