Samsung inicia produção do mais rápido SSD para PCs: desempenho inédito no mercado

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Samsung anunciou o início da produção em massa de seu mais novo e veloz SSD para computadores pessoais, o modelo PM9E1, baseado na tecnologia PCIe 5.0.

Segundo a fabricante, este é o "SSD com o mais alto desempenho e maior capacidade da indústria", sendo construído com um controlador de 5nm e a 8ª geração de tecnologia V-NAND, garantindo maior eficiência energética e desempenho para aplicações intensivas de dados, como aquelas baseadas em inteligência artificial (IA).

SSD Samsung desempenho
SSD tem altíssimo desempenho (Imagem: Samsung)

Desempenho e especificações

O PM9E1 oferece impressionantes velocidades de leitura de 14,5GB/s e de gravação de 13GB/s, tornando-o a solução ideal para PCs que necessitam de altíssimo desempenho em tarefas que envolvem grande volume de dados, como o processamento de IA. Além disso, o SSD será disponibilizado em diferentes opções de armazenamento, variando de 512GB a 4TB.

Além do desempenho, a Samsung também focou na segurança, implementando diversos protocolos, como o Secure Channel, Device Authentication e Firmware Tampering Attestation. Essas tecnologias visam proteger o dispositivo contra ataques durante a produção e distribuição de dados, garantindo maior segurança nas cadeias de suprimentos.

Disponibilidade

Inicialmente, a Samsung vai disponibilizar o SSD para fabricantes globais de PCs, com uma possível entrada no mercado de consumo posteriormente. Há também a expectativa de que o produto receba um novo nome comercial, como "1090 PRO", quando for disponibilizado para o público geral.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: