Samsung encerra Galaxy Tab de entrada? O que vem pela frente para tablets e smartphones

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Samsung tomou uma decisão estratégica em 2024 ao descontinuar o modelo básico da linha Galaxy Tab, um movimento que pode antecipar mudanças similares para a linha de smartphones Galaxy S. O Galaxy Tab S10, lançado recentemente, trouxe ao mercado apenas os modelos Plus e Ultra, eliminando a versão mais acessível que havia sido parte das gerações anteriores.

A decisão de cortar o modelo de entrada levanta questionamentos sobre o futuro da linha de smartphones Galaxy S, especialmente o Galaxy S26.

Mudanças no portfolio de tablets

A linha Galaxy Tab S10 inclui apenas as versões S10+ e S10 Ultra, deixando de lado o modelo básico, algo que fazia parte da estratégia da Samsung desde 2022. Isso reflete um realinhamento estratégico em que a diferença entre os modelos base e Plus se tornou quase insignificante, tanto em termos de especificações quanto de desempenho.

O Galaxy Tab S9, por exemplo, compartilha com o S9+ o mesmo chipset, tela Dynamic AMOLED 2X e classificação IP68. A principal diferença era o tamanho da tela e a capacidade de RAM nas versões mais acessíveis.

O lançamento do Galaxy Tab S9 FE e S9 FE+ em 2023 forneceu uma alternativa mais econômica para os consumidores que não desejam um tablet de alto desempenho. Com essa estratégia, a empresa parece estar consolidando sua oferta de tablets, mantendo os modelos premium e oferecendo opções mais acessíveis com a série FE, sem a necessidade de um modelo básico nas linhas principais.

Impacto na linha Galaxy S

Esse realinhamento no portfólio de tablets da Samsung pode ser um prenúncio de mudanças semelhantes na linha de smartphones Galaxy S. Assim como no caso dos tablets, a diferença entre os modelos Galaxy S24 e S24+ é realmente mínima. Ambos possuem o mesmo chipset, configuração de câmeras e estrutura de alumínio, sendo a principal diferença o tamanho da tela e a capacidade de RAM.

S24 padrão lista capa
Modelos "básicos" da linha S serão impactados? (Imagem: Samsung)

No entanto, com a crescente preferência dos consumidores pelo Galaxy S24 Ultra, que tem se destacado nas vendas globais, especialmente no primeiro trimestre de 2024, a Samsung pode estar reconsiderando a relevância do modelo básico.

O Galaxy S24 FE, lançado também em 2024, já representa uma oferta mais acessível para aqueles que buscam um smartphone robusto sem pagar o preço de um modelo flagship. Com especificações semelhantes ao S24+, o modelo FE oferece uma tela de 6,7 polegadas, uma bateria maior de 4.700 mAh e um desempenho muito próximo, o que pode dificultar ainda mais a escolha pelo modelo base da linha principal.

O futuro do Galaxy S26

A continuidade dos modelos básicos na linha Galaxy S pode ser questionada para 2026. Embora a Samsung ainda não tenha anunciado a eliminação desse segmento na linha Galaxy S25, especula-se que a empresa possa seguir a mesma estratégia aplicada à linha de tablets.

Com os consumidores focando cada vez mais nos modelos Ultra, e com o Galaxy S24 Ultra dominando as vendas em 2024, a companhia deve optar por concentrar seus recursos nos modelos mais lucrativos, eliminando o Galaxy S26 "base".

Além disso, a competição direta com a Apple, especialmente nos modelos de iPhone Pro e Pro Max, torna a manutenção de um modelo básico menos relevante para a Samsung. A empresa também possui uma vantagem competitiva com seus smartphones dobráveis, segmento no qual a Apple ainda não tem participação.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no X, Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: