Sal é a solução? Baterias de sódio prometem recarga em segundos e superam as de lítio

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Quando pensamos em dispositivos elétricos, sabemos que temos um tempo determinado para ficar longe de uma tomada. Muitos de nós recarregamos as nossas baterias durante a noite, quando vamos dormir, pois leva um tempo e não queremos ficar sem acesso aos nossos eletrônicos - seja um smartphone, um smartwatch, um tablet ou mesmo um veículo elétrico.

baterias serie imagem
Recarga de baterias é um dos problemas comuns em dispositivos (Imagem: freepik)

A constante busca por soluções mais eficientes - e sustentáveis - tem levado cientistas de todo o mundo a explorar alternativas ao lítio, elemento central das baterias atuais.

Com isso, pesquisadores da Coreia do Sul anunciaram um avanço significativo na tecnologia de baterias, apresentando baterias de sódio que prometem recarregar em segundos e armazenar mais energia do que as tradicionais de lítio.

O sódio, elemento abundante na crosta terrestre e até mesmo nas águas do mar, surge como uma opção bem mais econômica e acessível, enquanto a produção de lítio é limitada a poucos países, como Austrália, Chile, Argentina e Brasil.

Inovação do KAIST: superando limitações

O Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST) desenvolveu uma nova abordagem combinando um ânodo tradicional de sódio com um cátodo de material especial. Sob a liderança do professor Jeung Ku Kang, a equipe criou uma bateria de sódio com desempenho energético semelhante ao das baterias de lítio.

sal saleiro energia
Será o sal a solução para baterias? (Imagem: freepik)

Os testes laboratoriais mostraram que essas baterias de sódio possuem uma durabilidade impressionante, permanecendo funcionais após milhares de ciclos de recarga. Além disso, a velocidade de recarga dessas baterias é notavelmente superior, alcançando uma potência de recarga até 30 vezes maior do que as baterias de lítio.

Mercado e desafios

Apesar dos avanços promissores, a chegada dessas baterias ao mercado ainda depende de muito mais testes e aprovações regulatórias. A experiência mostra que muitas inovações em baterias enfrentam obstáculos técnicos e financeiros antes de se tornarem viáveis comercialmente.

Contudo, a tecnologia de baterias de sódio não é totalmente nova e representa uma melhoria significativa ao que temos atualmente. Com o sódio sendo mais barato que o lítio, há um incentivo econômico bem interessante para as empresas adotarem essa nova tecnologia.

Atualmente, as baterias de lítio dominam o mercado e claro que continuarão a ser amplamente utilizadas. No entanto, a pesquisa do professor Kang aponta para um futuro onde as baterias de sódio possam se tornar tão populares quanto as de lítio, sendo utilizadas em uma ampla gama de dispositivos - de celulares a carros elétricos.

Este avanço pode abrir caminho para uma revolução no armazenamento de energia, proporcionando soluções mais rápidas, eficientes e acessíveis.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: