Saiba por que o X voltou a funcionar no Brasil após o bloqueio

 William Schendes
William Schendes

O X voltou a funcionar para alguns usuários brasileiros na manhã desta quarta-feira (18), apesar da determinação do STF de suspender a rede social no país. Conforme relatado anteriormente, o retorno da plataforma chamou a atenção dos usuários, rapidamente tornando-se um dos assuntos mais comentados dentro da própria rede social.

Até então, não estava claro o motivo da rede social ter voltado a operar no Brasil. No entanto, na tarde de hoje, a Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) explicou que o acesso foi possibilitado por uma mudança no registro dos servidores do X.

Basílio Rodríguez Perez, conselheiro da Abrint, explicou ao Correio Braziliense que, na noite da última terça-feira (17), a plataforma alterou seu endereço IP. Anteriormente, o IP era de domínio da própria rede social, mas foi alterado para um proxy reverso da empresa Cloudflare.

(Imagem: William Schendes/ TechShake)

A contratação da Cloudflare como provedora de IP do X dificulta o bloqueio da rede social no país. Isso porque bloquear completamente o IP da Cloudflare poderia impactar outros serviços, incluindo sites governamentais que também utilizam o protocolo da empresa.

Basílio Rodríguez Perez acredita que essa mudança foi intencional, a fim de contornar o bloqueio e fazer a plataforma voltar a funcionar.

“Isso criou um caminho alternativo. Sabemos que foi deliberado, é óbvio que foi deliberado. Foi mudado para poder voltar a funcionar.

O bloqueio ficou muito mais difícil, muito mais complexo, porque dentro desse serviço não está apenas o X. Está o próprio governo, que tem sites no mesmo IP, imprensa tem site no mesmo IP, bancos têm sites no mesmo IP. Ou seja, se você bloquear esse IP, você pode bloquear metade da internet. Isso tudo só para tirar o X do ar”

- Basílio Rodríguez Perez, conselheiro da Abrint.

Ao G1, Thiago Ayub, diretor de tecnologia da empresa de telecomunicações Sage Networks, afirmou que a Cloudflare será responsável por realizar o bloqueio do X no Brasil novamente.

“Ela [Cloudflare] tem plena autonomia de fazer esse bloqueio somente para o X e para os usuários brasileiros, porque são os equipamentos dela que estão sendo utilizados."

- Thiago Ayub, diretor de tecnologia da empresa de telecomunicações Sage Networks.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Facebook.

VEJA TAMBÉM!

  • Busca por VPN cresceu 426% no Brasil após o banimento do X, revela estudo

  • Instagram privará contas de adolescentes e trará novos recursos de supervisão dos pais

  • Bluesky passa os 10 milhões de usuários (e Brasil ajudou muito nisso)

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: