Rumor: Nintendo Switch 2 pode não ter hardware para DLSS

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Nintendo está supostamente trabalhando no desenvolvimento do Nintendo Switch 2, um dispositivo de jogos portátil que sucederá seus consoles atuais, o Switch e Switch OLED.

Especula-se, dentre muitos vazamentos e rumores, que o próximo dispositivo apresentará o chipset Nvidia T239, prometendo um desempenho notavelmente superior aos modelos atuais, graças ao seu upgrade em relação aos Nvidia Tegra X1 e X1+.

Porém, contrariando expectativas anteriores, surgiram novas informações indicando que o T239 não inclui um acelerador de aprendizagem profunda (DLA), essencial para otimizar o desempenho do Deep Learning Super Sampling (DLSS) da Nvidia.

Acreditava-se que o T239 contaria com DLA, como seu antecessor, o Nvidia T234. No entanto, segundo a Digital Foundry, essa característica pode não estar presente, para frustração dos fãs.

Isso significa que o DLSS no Nintendo Switch 2 pode não atingir o mesmo desempenho que em chipsets equipados com DLA. Assim, a ausência de hardware específico para executar a tecnologia significa que o DLSS dependerá muito mais da CPU, potencialmente afetando o desempenho geral do dispositivo.

Muitas expectativas em torno do novo console da Nintendo (Imagem: freepik)

Um dos impactos mais notáveis dessa possível limitação é a capacidade de rodar jogos a 4K 60FPS. Richard Leadbetter, da Digital Foundry, sugere que, sem DLA, o Nintendo Switch 2 pode estar restrito a rodar jogos apenas em 1080p, ou no máximo, 1440p.

Isso contradiz vazamentos anteriores que indicavam uma demonstração do Switch 2 rodando Zelda: BOTW a 4K 60FPS.

Além do chipset, as expectativas para o Nintendo Switch 2 incluem melhorias na tela, controles redesenhados e maior capacidade de memória. Segundo os rumores, a Nintendo planeja lançar o Switch 2 em março de 2024, mas as incertezas em torno do DLSS e da capacidade de 4K podem impactar as expectativas dos fãs.

VEJA TAMBÉM:

  • Xiaomi Smart Band 8 chega oficialmente ao Brasil; Saiba mais
  • Aumento de 400% nos ciberataques assusta provedores de internet no Brasil
  • Spotify agora com IA do Google Cloud: Ache mais fácil podcasts e audiolivros
  • Vazou! PlayStation Plus pode receber novos clássicos da Disney em breve
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: