Rumor: Galaxy S25 Ultra pode chegar com 16GB RAM e chips mais finos para IA

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Samsung deu indícios de que o Galaxy S25 Ultra pode ser equipado com 16GB de RAM, à medida que a empresa anunciou o início da produção em massa dos chips de memória mais finos do mundo. Esses novos chips, fabricados com tecnologia de 12 nanômetros (nm) e tipo LPDDR5X, têm apenas 0,65 mm de espessura, prometendo maior densidade em um formato ainda mais compacto e com melhor resistência ao calor.

Samsung chip memoria S25
Chip mais fino e eficiente (Imagem: Samsung)

Essas características são essenciais para as tarefas exigentes que envolvem cálculos de Inteligência Artificial (IA) diretamente no dispositivo, uma tendência crescente nos smartphones de última geração. YongCheol Bae, Vice-Presidente Executivo de Planejamento de Produtos de Memória da Samsung Electronics, destacou que a nova DRAM LPDDR5X estabelece um novo padrão para soluções de IA de alto desempenho, oferecendo gerenciamento térmico avançado em um pacote ultracompacto.

Esses novos chips de memória, que são mais finos do que um cartão de crédito, estarão disponíveis em pacotes de 12GB e 16GB, o que praticamente confirma os rumores de que o Galaxy S25 Ultra poderá ser lançado com 16GB de RAM. Caso isso se concretize, será a primeira vez desde a série Galaxy S21 que um dispositivo Samsung terá essa quantidade de memória.

A importância da RAM para a IA

A crescente demanda por capacidades de IA nos smartphones tem colocado a quantidade de RAM como um fator crítico. A controvérsia em torno do lançamento da "Apple Intelligence" somente nos modelos mais caros do iPhone 15 Pro ilustra bem isso. Segundo Craig Federighi, da Apple, os modelos iPhone 15 e 15 Plus não receberam a nova tecnologia não por limitações no processador, mas devido à RAM insuficiente de 6GB, enquanto o mínimo necessário para rodar as funções de IA parece ser 8GB nos dispositivos da marca.

Chip mais fino RAM Samsung
Chip mais fino que um cartão de crédito (Imagem: Samsung)

A Samsung, sendo uma das maiores fabricantes de chips de memória do mundo, tem a capacidade de equipar seus smartphones com o dobro dessa quantidade, focando especificamente em cálculos de IA. Apesar de ser um pouco cedo para a produção da série Galaxy S25, esses novos chips poderão aparecer primeiro em outros smartphones Android de ponta, que serão lançados até o final deste ano.

A expectativa é que essa inovação não apenas melhore o desempenho dos dispositivos, mas também posicione a Samsung de forma competitiva frente a outras gigantes da tecnologia, como a Apple, que também está focada em expandir suas próprias capacidades de IA nos dispositivos móveis.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: