A Apple está se preparando para uma significativa atualização na Siri, a assistente virtual do iOS, com a introdução do modelo de inteligência artificial generativa Ajax.
Assim, a empresa da maçã quer bater de frente com as principais IAs Generativas do mercado, o Bard do Google e o ChatGPT da OpenAI / Microsoft.
Segundo informações do blog coreano Naver e seu informante yeux1122, a versão Generative AI da Siri será apresentada durante a WWDC (Worldwide Developers Conference deste ano, programada para junho.
O Ajax, um modelo de linguagem extenso (LLM) desenvolvido pela Apple há vários anos, e vem sendo apontado como superior ao ChatGPT 3.5 da OpenAI. A Apple planeja integrar essa tecnologia para conferir "mais personalização e recursos naturais de conversação à Siri", de acordo com yeux1122.
Essa atualização chegará focada em facilitar a gestão entre diferentes dispositivos Apple, proporcionando serviços exclusivos, integrações com plataformas externas e opções baseadas em assinatura.
Com isso, a Siri não se limitará mais a simples interações de voz, expandindo suas funcionalidades para abranger uma variedade de recursos interconectados.
Relatos indicam que a Apple possui duas equipes dedicadas, uma focada na geração de "imagens, vídeos ou cenas 3D", e outra envolvida em pesquisas de IA para reconhecimento e produção de imagens ou vídeos.
Além disso, há especulações sobre a possibilidade de um desses modelos de linguagem interagir com clientes por meio do serviço AppleCare.
Ao mesmo tempo, a equipe da Siri está empenhada em incorporar esses modelos de linguagem para simplificar integrações complexas de atalhos. A expectativa é que essa atualização promova uma experiência mais avançada e personalizada para os usuários da assistente virtual da Apple.
SAIBA MAIS!