Rock in Rio 2024: Fuja de golpes financeiros e mantenha seu celular protegido

 William Schendes
William Schendes

O Rock in Rio 2024, edição comemorativa dos 40 anos do festival, começará nesta sexta-feira (13), trazendo diversos artistas e bandas populares, como Travis Scott, Ed Sheeran, Katy Perry, Deep Purple e mais.

No entanto, como em outros grandes eventos, os consumidores e fãs de música que buscam por diversão, estão vulneráveis a golpes online e outros tipos de prejuízo, como roubo de celulares e vendedores fraudulentos.

Em maio, a organização do Rock in Rio 2024 já havia alertado sobre sites falsos que se passavam pela página oficial do evento para aplicar golpes na venda de ingressos. A organização destacou que a compra deve ser feita exclusivamente pelo site Ticketmaster Brasil (ticketmaster.com.br).

Esses tipos de golpes não são novidade no festival. Nesta semana, uma empresária começou a ser julgada pela Justiça do Rio de Janeiro por liderar um esquema de clonagem do site do Rock in Rio de 2022.

Rock in Rio 2024: Fuja de golpes financeiros e mantenha seu celular protegido

Além de sites falsos, os golpes também acontecem por meio de anúncios na internet e de pessoas mal-intencionadas que se aproveitam do ambiente festivo para enganar os fãs de música.

Por isso, o Banco Itaú alerta sobre as diferentes estratégias usadas por golpistas para enganar os consumidores. Confira a seguir algumas dicas do Itaú para garantir sua segurança antes e durante o evento.

  1. Desconfie de ingressos vendidos a preços muito baixos: Se algo parecer “bom demais para ser verdade”, pode ser golpe. Desconfie de descontos e promoções exageradas, especialmente de vendedores não oficiais.

  2. Analise bem o perfil do usuário antes de fazer o PIX: Os golpistas, muitas vezes, podem usar fotos de usuários reais ou criados por inteligência artificial para aumentar a credibilidade do perfil e aplicar golpes. Por isso, desconfie de contas sem histórico, com nomes genéricos e poucas publicações.

  3. No festival, procure pagar por aproximação ou usar carteiras digitais: Dessa forma, você evita dar o seu cartão na mão de golpistas, impedindo que seja trocado sem você perceber. Caso você tenha que passar o cartão, verifique se o seu nome está escrito quando ele for devolvido.

  4. Confira sempre se o valor está correto antes de digitar a senha: É importante estar atento para que o valor não ultrapasse aquilo que foi acordado no momento da transação. Além disso, nunca coloque a senha em máquinas “com defeito” ou que não mostrem o valor na tela.

  5. Habilite notificações de transação: Ative alertas de transação em seu banco ou aplicativo de cartão de crédito para ser notificado imediatamente sobre qualquer uso não autorizado. 

  6. Use pulseiras ou cartões pré-pagos no festival: Muitos festivais oferecem a opção do uso de pulseiras ou cartões pré-pagos que podem ser carregados com crédito. Isso pode ser uma forma segura de controlar seus gastos e reduzir a necessidade de carregar dinheiro ou cartões.

  7. Habilite a localização do seu dispositivo: Dessa forma, você consegue rastreá-lo em caso de perda ou roubo. Utilize aplicativos como “Find my iPhone” (iOS) ou “Find my Device” (Android). 

  8. Mantenha seu celular seguro: Use senhas ou bloqueios de tela nos seus dispositivos móveis e guarde o celular em um lugar seguro como pochetes e bolsos com zíper.

  9. Ajuste os limites de transferência da sua conta: Dessa forma, você reduz os riscos de um maior prejuízo em caso de furto ou roubo do celular. Além disso, ative a autenticação de dois fatores sempre que possível. 

  10. Em caso de celular roubado ou furtado: Entre em contato imediatamente com o banco e faça um boletim de ocorrência no departamento de polícia mais próximo.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e cibersegurança, siga e acompanhe o TechShake no Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: