Robotáxis da Amazon voltam a ser testados nos EUA

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Já conhece a Zoox? Trata-se da divisão da Amazon responsável por construir táxis autônomos, ou seja, táxis que funcionam sem piloto humano. Depois de 10 anos em desenvolvimento e de alguns testes há 6 anos, recentemente o projeto anunciou um grande passo: os robotáxis 100% autônomos voltarão a ser testados.

Zoox aumenta medidas de segurança para novos testes

A ride like no other—engineered from scratch and designed for riders, not drivers. Where will Zoox take you? Head to our Journal to learn more about what it will be like to ride in a Zoox: https://t.co/EPQUhEKlBj.#ThisIsZoox pic.twitter.com/fYqX0tiVIS

— Zoox (@zoox) 12 de setembro de 2023

Em 2018, a subsidiária da Amazon testou os robotáxis em São Francisco, Seattle e Las Vegas. Na época, isso fez da Zoox a primeira empresa da Califórnia a testar carros autônomos com passageiro. Desde então, contudo, outras empresas já colocaram táxis autônomos no mercado e os robotáxis da Amazon ficaram um pouco para trás. A empresa parece querer resolver esse "atraso" agora.

A Zoox confirmou que iniciará novos testes em Austin e Miami, que figuram como as primeiras cidades fora do eixo oeste dos Estados Unidos a receberem os robotáxis 100% autônomos da Amazon.

Para esses novos testes, entretanto, a Zoox tomou uma decisão para prevenir acidentes como os que levaram a companhia e outras empresas de robotáxis a serem investigadas este ano pela NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária), órgão fiscalizador de trânsito nos Estados Unidos: ela não usará seus próprios carros para estes primeiros testes.

Os veículos projetados pela Voox não possuem volantes ou pedais, uma vez que não possuem piloto, e acomodam 4 passageiros. Para garantir a segurança nos testes, a Voox utilizará utilitários Toyota Highlander adaptados e com “motoristas de segurança humanos”, motivo pelo qual ainda não oferecerá viagens comerciais.

Zoox
Imagem: Divulgação / Zoox

Além disso, Ron Thaniel, diretor-sênior de assuntos políticos e regulatórios da Zoox, explicou que a empresa fará um mapeamento das cidades, expandindo metodicamente à medida que a Inteligência Artificial (IA) se familiariza com as condições únicas de cada local, antes de efetivamente oferecer os serviços de transporte.

“É fundamental aperfeiçoarmos a nossa condução autônoma em áreas urbanas densas. Para fazer isso, identificamos rotas pré-planejadas específicas que oferecem os recursos e cenários de condução mais desafiadores, ao mesmo tempo que testamos rotas ponto a ponto selecionadas aleatoriamente dentro de uma cerca geográfica definida”, explicou Thaniel.

A Zoox ainda não revelou uma previsão para oferecer os serviços de transporte de seus robotáxis.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: