Já conhece a Zoox? Trata-se da divisão da Amazon responsável por construir táxis autônomos, ou seja, táxis que funcionam sem piloto humano. Depois de 10 anos em desenvolvimento e de alguns testes há 6 anos, recentemente o projeto anunciou um grande passo: os robotáxis 100% autônomos voltarão a ser testados.
Zoox aumenta medidas de segurança para novos testes
Em 2018, a subsidiária da Amazon testou os robotáxis em São Francisco, Seattle e Las Vegas. Na época, isso fez da Zoox a primeira empresa da Califórnia a testar carros autônomos com passageiro. Desde então, contudo, outras empresas já colocaram táxis autônomos no mercado e os robotáxis da Amazon ficaram um pouco para trás. A empresa parece querer resolver esse "atraso" agora.
A Zoox confirmou que iniciará novos testes em Austin e Miami, que figuram como as primeiras cidades fora do eixo oeste dos Estados Unidos a receberem os robotáxis 100% autônomos da Amazon.
Para esses novos testes, entretanto, a Zoox tomou uma decisão para prevenir acidentes como os que levaram a companhia e outras empresas de robotáxis a serem investigadas este ano pela NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária), órgão fiscalizador de trânsito nos Estados Unidos: ela não usará seus próprios carros para estes primeiros testes.
Os veículos projetados pela Voox não possuem volantes ou pedais, uma vez que não possuem piloto, e acomodam 4 passageiros. Para garantir a segurança nos testes, a Voox utilizará utilitários Toyota Highlander adaptados e com “motoristas de segurança humanos”, motivo pelo qual ainda não oferecerá viagens comerciais.
Além disso, Ron Thaniel, diretor-sênior de assuntos políticos e regulatórios da Zoox, explicou que a empresa fará um mapeamento das cidades, expandindo metodicamente à medida que a Inteligência Artificial (IA) se familiariza com as condições únicas de cada local, antes de efetivamente oferecer os serviços de transporte.
“É fundamental aperfeiçoarmos a nossa condução autônoma em áreas urbanas densas. Para fazer isso, identificamos rotas pré-planejadas específicas que oferecem os recursos e cenários de condução mais desafiadores, ao mesmo tempo que testamos rotas ponto a ponto selecionadas aleatoriamente dentro de uma cerca geográfica definida”, explicou Thaniel.
A Zoox ainda não revelou uma previsão para oferecer os serviços de transporte de seus robotáxis.
FIQUE POR DENTRO!