Para celebrar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, a Boston Dynamics compartilhou ontem um vídeo de seu robô-cão Spot usando um "traje de cachorro" e fazendo passos de dança. No clipe, o robô acaba impressionando pela fluidez de seus movimentos, que foram criados pelo software Choreographer especialmente projetado da Boston Dynamics.
A nova demonstração de dança do spot
Para o novo clipe de dança do Spot, a Boston Dynamics criou o Sparkles, uma espécia de fantasia de cachorro, que foi descrita pela empresa como "um traje personalizado projetado apenas para Spot explorar as interseções entre robótica, arte e entretenimento.”
Os movimentos de dança demonstram o potencial do software Choreographer. Uma ferramenta de criação e controle de movimentos por meio da API do Spot, o Choreographer foi projetado “para preencher a lacuna entre o processo criativo de um coreógrafo tradicional e o processo técnico de programação de um robô”, conforme explicou a Boston Dynamics.
A Boston Dynamics já havia demonstrado o potencial do Spot e do Choreographer em outras ocasiões, como quando o cão-robô dançou com os integrantes da icônica banda sul-coreana BTS, numa parceria com a Hyundai, e com o vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger. Ambos podem ser vistos abaixo.
As aplicações do Spot
Os vídeo acimam ilustram também a adaptabilidade do Spot. De acordo com a Boston Dynamics, se qualquer movimento de dança criado estiver fora das habilidades do Spot ou se deparar com obstáculos como desníveis do solo, o robô automaticamente adapta o movimento para que ele seja possível e ainda similar ao originalmente solicitado.
Apesar de suas habilidades para dança, o Spot foi desenvolvido também para outras tarefas, que incluem mapeamento, monitoramento, segurança, missões de salvamento e análise da segurança de determinado local potencialmente perigoso. O robô, inclusive, já está sendo utilizado, por exemplo, pela Polícia Estadual de Massachusetts.
Além de serem curiosos, os vídeos de dança do Spot, contudo, demonstram (e impressionam) as habilidades de movimento do robô. Lançado em 2020, o Spot é vendido pela Boston Dynamics por um preço inicial de US$ 74.500 (aproximadamente R$382.435,00, na conversão direta hoje), valor que pode mudar caso o cliente deseje adicionar outros itens úteis ao robô.
FIQUE POR DENTRO!