Na última quinta-feira (12), a notícia sobre o retorno do jogo Flappy Bird, 10 anos após ele sair das lojas de aplicativos, mexeu com o mundo dos mobile games. Conforme noticiamos, havia até mesmo declarações do criador do título, Dong Nguyen, no que supostamente era seu site oficial, onde também foi divulgado o trailer do novo jogo. Mas algo está errado.
Nguyen usou sua conta na rede social X ontem (15) para revelar que não tem relação alguma com o novo Flappy Bird e que “também não apoio criptomoedas”.
"Eu não vendi nada"
Lançado em 2013, Flappy Bird conquistou o mundo com sua proposta simples misturada a uma jogabilidade desafiadora. O jogo chegou a arrecadar cerca de US$ 50.000 por dia com anúncios, conforme reportado pelo The Verge. EM 2014, contudo, o criador Dong Nguyen retirou o título das lojas de aplicativos, afirmando que toda a experiência também teve um impacto negativo na sua vida, principalmente devido ao game ser viciante.
Na semana passada, os fãs saudosos do pequeno pássaro que precisava passar pelos obstáculos comemoraram o anúncio do seu retorno, 10 anos após sua despedida. Agora, contudo, foi esclarecido que a nova versão do jogo não foi aprovada ou feita pelo criador original. Na sua conta no X, Nguyen revelou:
Tradução
"Não, eu não tenho nada a ver com o jogo deles. Eu não vendi nada. Também não apoio criptomoedas."
Ao que parece, a nova versão de Flappy Bird é de responsabilidade apenas da organização The Flappy Bird Foundation. Conforme noticiado pelo Android Authority, uma organização chamada Gametech Holdings LLC aparentemente entrou com um pedido para encerrar a marca registrada Flappy Bird de Nguyen (como pode ser visto nos documentos expostos nesta publicação no X).
A partir daí, a The Flappy Bird Foundation adquiriu os direitos legais. E as criptomoedas de que Nguyen falou? Há alguns dias, foi descoberto que páginas hospedadas no novo site Flappy Bird fazem referência à integração criptográfica pesada do Web3 (via Android Authority). Não ficou claro, contudo, se as referências estão relacionadas a recursos futuros ou se são planos abandonados.
A The Flappy Bird Foundation ainda não comentou o comentário feito por Dong Nguyen ou a presença de supostas declarações dele no site oficial do novo jogo.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga e acompanhe o TechShake no Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.
FIQUE POR DENTRO!