Review Galaxy Z Flip 6: Selfies com mais resolução, design premium e processador de ponta

 William Schendes
William Schendes
Ao efetuar uma compra através dos links deste artigo, o TechShake pode ganhar uma comissão. Conheça o nosso processo de seleção de produtos.

A Samsung lançou o Galaxy Z Flip 6 em julho deste ano e veio equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 3 — o mesmo presente na família Galaxy S24 —, uma câmera principal muito melhor que o seu antecessor e estreou novos recursos do Galaxy AI.

O Galaxy Z Flip 6 traz diversas melhorias em relação ao Flip 5 de 2023. Apesar do preço elevado, o novo dispositivo é um dos melhores smartphones dobráveis de 2024. Nesta análise do TechShake, abordo as principais características e novidades do novo dobrável da Samsung.

Galaxy Z Flip 6 Review
(Imagem: William Schendes/ TechShake)
Galaxy Z Flip 6
★★★★☆4Bom
Prós
  • Design aprimorado: Melhoria na dobradiça e laterais, tornando o aparelho mais reto e com visual premium.
  • Desempenho: Equipado com Snapdragon 8 Gen 3 e 12GB de RAM, oferecendo alta performance, sem travamentos ou bugs.
  • Câmera principal: Aumento da câmera traseira para 50MP, garantindo fotos e vídeos de alta qualidade.
  • Tela interna: Tecnologia Dynamic AMOLED 2X de 6,7 polegadas com taxa de atualização de 120Hz, com vinco quase imperceptível.
  • Recursos de IA avançados: Inclui funcionalidades úteis como Flex Cam, tradução em tempo real e edição de fotos com IA.
Contras
  • Preço elevado: Custo ainda é considerado alto, mesmo com as melhorias.
  • Câmera frontal: Mantém os 10MP da versão anterior, sendo menos relevante devido à qualidade superior das selfies com a câmera traseira.
  • Ausência de lente telefoto: Comparado a concorrentes como o Razr 50 Ultra, que oferece uma câmera telefoto de 50MP.
  • Bordas da tela externa: Poderiam ser menores para otimizar o uso do painel.

Antes de falarmos sobre as especificações e recursos do aparelho, é importante que os consumidores interessados avaliem se fazem parte do público-alvo deste tipo de dispositivo. Isso porque essa foi minha primeira experiência com um celular de dobragem no formato concha, e, durante três semanas utilizando o Galaxy Z Flip 6, a questão que ficou na minha cabeça foi:

Para que tipo de usuário é o Galaxy Z Flip 6?

Durante o período de uso, me questionei se o Z Flip 6 (e outros dobráveis semelhantes) faz sentido para a maioria dos consumidores. A resposta é não. Muitos usuários não necessitam das funcionalidades desse tipo de aparelho.

A questão é que ele atende muito bem públicos específicos, como criadores de conteúdo, viajantes, fãs de selfies e usuários que utilizam o celular como um mini espelho. A tela externa permite verificar notificações, posicionar o aparelho para tirar fotos com as câmeras traseiras e visualizar a imagem em tempo real.

Além disso, a tela externa é ideal para usuários que desejam realizar tarefas similares às de um smartwatch, como responder notificações, controlar a música, visualizar mapas e mais. Usar o aparelho fechado facilita o acesso a funcionalidades de forma discreta, por exemplo, na rua. No caso dos dispositivos Samsung, é possível acessar aplicativos do ecossistema da marca, como SmartThings e Samsung Health, por meio de widgets na tela externa.

Unboxing

A caixa do Galaxy Z Flip 6 inclui o aparelho, o carregador Super Fast Charging de 25W, cabo USB-C 3A, guia rápido e ferramenta de remoção de chips.

Design e construção

A traseira do Z Flip 6 mantém um design semelhante ao dos seus antecessores, com uma tela externa em formato retangular, duas câmeras dispostas lado a lado e um acabamento fosco na parte inferior da dobra.

As laterais e a dobradiça do aparelho são construídas em Armor Aluminum, material que, segundo a Samsung, foi aprimorado para oferecer maior durabilidade. As telas possuem proteção Gorilla Glass Victus+ 2 e certificação IP48 contra água.

No Brasil, o dobrável está disponível nas cores Azul, Verde, Cinza e Preto.

Galaxy Z Flip 6 Review
(Imagem: William Schendes/ TechShake)

Ao fechar o aparelho, nota-se uma grande evolução em relação às gerações anteriores: não há mais espaço entre as telas. Isso se deve à nova vedação, que não estava presente nas versões anteriores e deixava um pequeno vão quando os aparelhos eram dobrados.

Telas

A tela interna do Galaxy Z Flip 6 tem 6,7 polegadas, resolução Full HD+ (1080 x 2640 pixels), tecnologia Dynamic AMOLED 2X e taxa de atualização de 120Hz.

O vinco da dobradiça é praticamente invisível quando o aparelho está aberto. Só o notei ao posicionar o Z Flip 6 em ângulos específicos. Ao tocar a área da dobradiça, ainda é possível perceber uma leve diferença em relação às outras partes da tela, mas nada que comprometa a experiência de uso.

Galaxy Z Flip 6 Review
(Imagem: William Schendes/ TechShake)

Já a tela externa tem 3,4 polegadas, resolução de 720 x 748 pixels, taxa de atualização de 60Hz e utiliza a tecnologia Super AMOLED. Como mencionado, é possível usá-la para responder mensagens, utilizar a calculadora e outras funções, mesmo com o tamanho reduzido. Ela também oferece uma excelente visualização para selfies e ajustes de câmera. No entanto, as bordas pretas poderiam ser menores - o que melhoraria ainda mais o uso e visualização das funcionalidades disponíveis para a tela externa.

Galaxy Z Flip 6 Review
(Imagem: William Schendes/ TechShake)

Desempenho, sistema operacional e recursos do Galaxy AI

Equipado com o Snapdragon 8 Gen 3, o processador de última geração da Qualcomm, o Galaxy Z Flip 6 oferece desempenho excepcional. Durante o uso, não enfrentei problemas com travamentos, bugs ou fechamentos inesperados de aplicativos, mesmo com diversas janelas e jogos abertos.

O Galaxy Z Flip 6 está disponível em duas versões: 256GB ou 512GB de armazenamento, ambas com 12GB de RAM. Essas especificações garantem excelente desempenho, especialmente para as tarefas de inteligência artificial (IA) do Galaxy AI.

Entre os novos recursos está o Flex Cam, que ajusta a câmera automaticamente para encontrar o melhor enquadramento em selfies à distância. Já o Intérprete utiliza as duas telas do aparelho para traduzir conversas em diferentes idiomas em tempo real, exibindo a tradução na tela externa enquanto traduz a fala do interlocutor na tela interna. Esse recurso também funciona para chamadas.

Recurso Intérprete do Galaxy Z Flip 6
Recurso Intérprete para comunicação em diferentes idiomas. (Imagem: William Schendes)

No aplicativo Notas, é possível usar o recurso Esboço para Imagem, que transforma desenhos simples em ilustrações estilizadas. O Galaxy AI ainda oferece funcionalidades como resumo de PDFs, assistente de escrita para ajustar o tom de mensagens e edição de fotos com IA, permitindo remover objetos ou alterar elementos.

Recurso Esboço para Imagem do Galaxy Z Flip 6
(Imagem: Captura de tela/ William Schendes/ TechShake)

Você pode conferir mais recursos lançados inicialmente para o Galaxy Z Flip 6 e Z Fold 6 nesta matéria do TechShake. No entanto, essas funcionalidades deixaram de ser exclusivas dos dobráveis de 2024 da Samsung, sendo que a One UI 6.1.1 foi lançada para mais aparelhos das linhas Z e S, trazendo as novas ferramentas do Galaxy AI.

Câmeras

O conjunto de câmeras do Galaxy Z Flip 6 está num nível abaixo do Galaxy S24, já que não possui lente telefoto. No entanto, o aparelho ainda oferece um excelente desempenho para fotos e vídeos.

A câmera principal tem 50MP, um aumento significativo em relação à de 12MP do Z Flip 5, e é acompanhada por uma câmera ultrawide de 12MP. O conjunto permite gravações em 4K a 60 FPS.

Galaxy Z Flip 6 Review
(Imagem: William Schendes/ TechShake)

Já a câmera frontal mantém os 10MP da versão anterior. Embora essa câmera seja menos utilizada em dobráveis, já que as selfies com a câmera traseira têm qualidade superior, ela é útil para chamadas de vídeo.

Confira algumas capturas de fotos e vídeos com o aparelho.

Câmera principal

Foto câmera principal Galaxy Z Flip 6
(Imagem: William Schendes/ TechShake)

Ultrawide

Câmera ultrawide do Galaxy Z Flip 6
(Imagem: William Schendes/ TechShake)

Selfie com a câmera traseira

Selfie Galaxy Z Flip 6 Review
(Imagem: William Schendes/ TechShake)

Vídeo 4K a 60 fps

Bateria

A bateria do Galaxy Z Flip 6 traz um avanço em relação ao Flip 5, passando de 3.700mAh para 4.000mAh. Segundo testes do Phone Arena, o novo modelo oferece cerca de duas horas a mais de autonomia em navegação na web e transmissão de vídeos.

Usando o aparelho de forma moderada por cinco dias, a bateria durou em média um dia e meio. O carregamento continua com suporte a 25W, e o dispositivo alcançou 41% de carga em 20 minutos. Para carregar de 0 a 100%, o tempo foi de aproximadamente 1h02, muito próximo do prometido pela Samsung.

Conclusão

O Galaxy Z Flip 6 apresenta várias melhorias em relação ao seu antecessor. Embora eu não tenha testado o Z Flip 5, ao observar imagens do aparelho, fica claro que as melhorias na dobradiça e nas laterais conferiram ao Flip 6 um design mais reto e premium.

A câmera traseira é um dos grandes destaques deste modelo, e o aumento na qualidade da câmera principal foi um grande acerto da Samsung. Por outro lado, se o objetivo do consumidor é ter o melhor conjunto de câmeras em um dobrável, o Z Flip 6 é superado pelo Razr 50 Ultra, que conta com uma câmera telefoto de 50MP e foi lançado no Brasil por um preço próximo.

Ambas as telas do Z Flip 6 são ótimas, mas o painel externo poderia ser maior, reduzindo as bordas pretas.

Os novos recursos de IA são úteis, mas não exclusivos do Z Flip 6, já que boa parte deles está disponível em outros aparelhos da Samsung com a One UI 6.1.1, incluindo versões anteriores do Flip.

Os usuários do Galaxy Z Flip 5 que consideram a atualização para o novo modelo encontrarão melhorias significativas. Para quem está interessado em adquirir seu primeiro dobrável, posso dizer que a experiência de topo de linha do Z Flip 6 me conquistou, entregando várias características vistas em smartphones topo de linha de 2024.

O Galaxy Z Flip 6 na cor cinza com 256GB de armazenamento está disponível na Amazon Brasil por R$ 5.224,77.

Galaxy Z Flip 6

Galaxy Z Flip 6

-Cor Cinza;

- 256GB de armazenamento interno.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: