Resultados de IA do Google estão apresentando sites com malware

 William Schendes
William Schendes

No início desse mês, o Google começou a lançar o Search Generative Experience (SGE) nos resultados de seu mecanismo de busca. O recurso é interessante, afinal apresenta resultados de inteligência artificial e pode ser útil aos usuários que buscam informações complementares, no entanto, a ferramenta ainda não está funcionando adequadamente e já está apresentando alguns erros.

Como reportou o Bleeping Computer, os resultados de pesquisa do Google começaram a recomendar sites maliciosos ou que apresentam spam, facilitando que os usuários do mecanismo caiam em golpes online.

O site analisou os sites promovidos pelo SGE e descobriram que todos os resultados faziam parte de uma “campanha de envenenamento de SEO”, permitindo que os agentes mal-intencionados alcançassem usuários através do Google.

Um dos exemplos de buscas utilizada pela publicação foi “cachorros à venda”, em que foram apresentadas respostas geradas por IA que redirecionaram para sites fraudulentos com diversos anúncios de spam.

Google SGE resultados de IA apresentam sites maliciosos
(Imagem: Bleeping Computer)

Enviando notificações de spam no navegador, a intenção do golpista é enviar uma séria de anúncios indesejados aos usuários e, por meio desses adwares, os golpistas conseguem obter lucros.

Em um desses casos, os redirecionamentos levaram para um site fraudulento do antivírus McAfee alertava que o sistema havia sido infectado por dez vírus. Por isso, a mensagem fraudulenta indicava que o usuário deveria comprar uma nova licença do antivírus para proteger seu computado.

Google SGE resultados de IA apresentam sites maliciosos anúncios fraudulentos
(Imagem: Bleeping Computer)

Outros golpes promoviam brindes falsos da Amazon que fingiam ser programas fidelidade que estavam distribuindo iPhones 15 Pro. Como explica o Bleeping Computer, esse tipo de fraude visa coletar informações pessoais dos usuários para vender para outros golpistas.

Ao relatório, o Google se posicionou afirmando que atualiza seus sistemas e algoritmo de classificação para proteção contra spam com frequência:

“Continuamos atualizando nossos sistemas avançados de combate a spam para manter o spam fora da Pesquisa e utilizamos essas proteções anti-spam para proteger o SGE.

Tomamos medidas de acordo com nossas políticas para remover os exemplos compartilhados, que apareciam para consultas incomuns.”

- Google.

Como evitar cair nesse tipo de fraude?

Enquanto o Google ainda está otimizando sua ferramenta de pesquisa por IA, a dica é se manter atento aos URLs de sites desconhecidos antes de abri-los.

Além disso, para evitar anúncios de spam aparecendo na sua tela, é possível cancelar as notificações do navegador para um site através do Chrome. Para isso, vá nas Configurações, siga para "Privacidade e Segurança", "Configurações do site" e "Notificações", então adicione os sites que estão te incomodando na lista de "Não permitir que esses sites enviem notificações".

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: