Rede social Threads testará hashtags sem o "#"

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O aplicativo Threads do Instagram tem imitado o Twitter/X em diversas coisas, e hoje está adicionando mais um recurso que tem sido fundamental para a experiência da outras rede social há anos: hashtags.

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou que o Threads começará a testar a capacidade de marcar tópicos no Threads para categorizar as postagens por interesse ou tema. Embora os usuários chamem o recurso de tags usando o símbolo "#", ele não exibirá o símbolo "#" quando as tags forem mostradas. Em vez disso, as tags aparecerão como links azuis clicáveis.

Mark Zuckerberg mostrou a novidade (Imagem: Threads)

Como funcionará?

Para usar as novas tags, você clicará em um novo botão # no aplicativo Threads ou digitará o símbolo usando o teclado seguido de texto. Quando você começar a digitar, várias tags aparecerão para ajudá-lo a preencher automaticamente sua tag ou você poderá criar uma nova tag do zero.

Depois que você escolher a tag e publicar sua postagem, qualquer pessoa poderá clicar na tag para ver outras postagens relacionadas sobre o mesmo tópico. Em outras palavras, elas funcionam exatamente como as hashtags do Twitter, mas são um pouco mais elegantes, pois não usam o símbolo como prefixo.

Além disso, diferentemente do X, o Threads só permitirá uma tag em uma publicação por vez - uma decisão que a empresa provavelmente tomou para reduzir spam. Muitas vezes, os spammers enchem uma publicação com muitas tags populares e de tendência para que suas publicações sejam descobertas na pesquisa.

Além do fator de spam, adicionar várias tags a uma publicação se tornou algo um tanto quanto irritante, pois parece ser um comportamento de busca de atenção.

Porém, essa limitação pode ser um obstáculo, pois os usuários desejarão encontrar publicações sobre eventos que não tenham uma única hashtag definida ou em que várias hashtags estejam sendo usadas para discutir o tópico, como #AppleEvent e suas variações.

Ou eles podem querer combinar hashtags como #AppleEvent e #visionOS, por exemplo, para restringir os tópicos que estão sendo discutidos. Na iteração atual das tags Threads, eles terão que escolher apenas uma tag.

A ideia da hashtag foi proposta pelo veterano da tecnologia Chris Messina em um tweet de 2007 como uma forma de agrupar tópicos, tendências e eventos. O Twitter acabou adotando o recurso no produto e, em seguida, outras plataformas sociais fizeram o mesmo.

Mas com o Threads, a Meta tem a capacidade de repensar as convenções sociais existentes e experimentar como elas podem precisar evoluir para atender às necessidades dos usuários modernos da web.

Messina diz que não está entusiasmado com a mudança, tanto que ironizou em um post sobre o Threads: "Isso é uma loucura - o Threads está reprimindo/suprimindo ativamente o octotorpo (#). Por que não remover o prefixo $ na frente dos números também? Sabemos que se trata de um número. Não precisamos desse contexto. Ele é _inferido_".

A implementação começará na Austrália e, em seguida, em outros países.

FIQUE POR DENTRO!

  • YouTube: criadores deverão indicar se há uso de IA em vídeos (ou podem ser desmonetizados)
  • Spotify agora com IA do Google Cloud: Ache mais fácil podcasts e audiolivros
  • Microsoft lança app do Windows para iPhones, iPads, Macs e PCs
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: