Ransomwares crescem 50% nos primeiros meses de 2024, mostra pesquisa

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Um recente estudo conduzido pela ISH Tecnologia revela um alarmante aumento nos ataques de ransomware durante os primeiros meses de 2024. De acordo com os dados, houve um crescimento de aproximadamente 50% nos incidentes, passando de 289 para 435 casos.

Segundo Caique Barqueta, Especialista de Inteligência de Ameaças da ISH, a crescente complexidade dos ataques de ransomware torna esses incidentes ainda mais desafiadores de serem combatidos.

Segurança é fundamental (Imagem: Pexels)

Embora as empresas estejam cada vez mais conscientes dos riscos, a proteção eficaz contra essas ameaças requer um ecossistema cada vez mais robusto de cibersegurança.

O relatório também destaca que setores críticos, como Saúde, Educação e Finanças, estão entre os mais visados pelos ataques de ransomware. Empresas desses segmentos são particularmente vulneráveis devido à sensibilidade dos dados e à necessidade de manter operações contínuas - além de mostrar os poucos investimentos na segurança dos dados na área.

Um ponto de destaque é o aumento da atividade do grupo de ransomware Lockbit. Mesmo com uma operação coordenada pelo FBI e outras agências policiais que interrompeu algumas de suas atividades, o grupo ainda é responsável por 20% dos incidentes registrados neste ano.

Além do Lockbit, grupos como 8base, Hunters e Alphv (também conhecido como BlackCat) estão entre os mais ativos. O Alphv, em particular, chamou a atenção ao supostamente desativar seus servidores após alegações de um afiliado relacionadas a um ataque a uma instituição de saúde nos EUA.

VEJA TAMBÉM:

  • NVIDIA antecipa muitas novidades para a GDC 2024
  • PS Plus Extra e Deluxe receberão 13 jogos em março; confira a lista
  • Sony planeja novos óculos de realidade aumentada para PlayStation 5
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: