Ranger Raptor chega ao Brasil: a picape mais rápida do país sobe até paredes

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

A Ford anunciou a chegada da Ranger Raptor ao Brasil, marcando a primeira vez que o modelo é oficialmente importado ao nosso país. Com o lançamento, o carro já chega ao mercado brasileiro como a picape mais rápida em venda aqui.

Além disso, a Ranger Raptor chama a atenção peplo incrível modo Rock Crawl. Pensado para situações extremas no deserto e em regiões montanhosas, este modo modula o curso do acelerador e do freio, garantindo mais aderência e controle que seriam suficientes para o carro escalar uma parede.

O que torna a Ranger Raptor a picape mais rápida do Brasil

Ranger Raptor
Imagem: Divulgação / Ford

Com foco tanto na cidade quanto no off-road, a Ranger Raptor traz um chassi mais forte e resistente que o da Ranger convencional, com curso 32% maior na dianteira e 18% na traseira. Isso faz com que o modelo consiga alcançar velocidades mais altas no off-road.

O sistema ativo Fox Live Valve Shocks 2.5 da suspensão é outro ponto a favor desse melhor desempenho, uma vez que é capaz de realiza ajustes de acordo com a exigência do motorista. Mas há ainda mais elementos que fizeram com que este carro já chegasse ao Brasil como a picape mais rápida do país.

Para conquistar esse título, esta caminhonete esportiva traz o motor 3.0 V6 Biturbo a gasolina, que rende impressionantes 397cv e 59,4 kgf/m de torque. Isso significa que este carro consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos.

"Realizamos alguns testes pelo mundo com a Ranger Raptor e, em comparação com a Ranger convencional, há situações em que a picape 'normal' poderia percorrer a somente 40 km/h. Com a Raptor, sua capacidade de motor e estrutura permite fazer isso a 170 km/h", explicou Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da Ford América do Sul, na apresentação do carro.

O câmbio, da mesma família do Mustang e da F-150, é outro diferencial. Com 10 marchas, o modelo conta mapeamento do motor é individualizado para cada uma delas, o que também é fundamental para a performance.

A melhor performance na cidade ou no off-road

Ranger Raptor
Imagem: Divulgação / Ford

Para realmente atender as necessidade do motorista que busca um carro poderoso na cidade e no off-road, a Ford trouxe no Ranger Raptor a possibilidade de misturar e personalizar seus modos de condução.

Está na cidade e precisa de uma caminhonete com uso mais ameno e menos agressivo? Basta usar o seletor Baja, que vai desligar os controles de tração e estabilidade, ligar o escapamento no volume máximo e extrair o máximo da picape para os momentos de trânsito e caminhos no asfalto.

Ranger Raptor
Imagem: Divulgação / Ford

Vai pegar a estrada e até se aventura no off-road? O incrível modo Rock crawl modula o curso do acelerador e do freio, o que garante aderência e controle para situações extremas, como regiões montanhosas ou desérticas.

"A Ranger Raptor vem para proporcionar o máximo em performance quando pensamos em uma picape. Foram mais de 50 mil km de testes no Brasil para validar esse produto por aqui e garantir que ela fosse capaz de atender às expectativas do mercado", destacou de Paula.

Tecnologia para segurança e lazer

Ranger Raptor
Imagem: Divulgação / Ford

Os investimento da Ford não ficaram apenas no desempenho exterior da Ranger Raptor. O interior desta picape conta com pacote completo de segurança ativa e infotenimento que vimos na Ranger Limited. Mas tem ainda mais.

Em termos de segurança, seus passageiros poderão contar com sete airbags, assistente de cruzamentos, assistente de manobras evasivas, alerta de ponto cego com tráfego cruzado, reconhecimento de placas de trânsito, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, assistente de saída de faixa com correção ativa, estacionamento semiautônomo e piloto automático adaptativo com Stop & Go.

Ranger Raptor
Imagem: Divulgação / Ford

Já com foco no lazer, a Ranger Raptor traz a central multimídia Sync 4, com tela de 12 polegadas e espelhamento sem fio de Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, este modelo tem sistema de som da B&O com oito alto-falantes.

Um carro potente, mas sem foco no trabalho

Ranger Raptor
Imagem: Divulgação / Ford

A Ranger Raptor tem 5.360mm de comprimento, , 1.710mm na bitola dianteira e 1.926mm de altura. As rodas são aro 17 com pneus de 33 polegadas. O carro pesa 2.400kg.

Sem foco no trabalho, a capacidade de carga da Ford Ranger Raptor é de pouco mais de 700kg.

Preço no Brasil

As encomendas para adquirir a Ford Ranger Raptor já podem ser feitas nas 110 concessionárias da Ford pelo Brasil. As entregas têm início previsto para fevereiro de 2024 e o carro está sendo vendido por R$ 448.900.

SAIBA MAIS!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: