A cada novo lançamento, as marcas de smartphones prometem baterias mais resistentes para seus modelos. A velocidade de consumo, contudo, não depende apenas da qualidade da bateria, mas também dos apps mais usados. A boa notícia é que a tecnologia vai continuar avançando neste ponto. A má noticia é que os apps "comedores de bateria" são alguns dos que mais utilizamos.
Os 15 aplicativos que mais consomem bateria
A pesquisa mais recente sobre o consumo de bateria de aplicativos foi feita em 2020 pela Uswitch. A empresa trabalha com comparação de serviços e produtos online e de telefonia. De acordo com os dados analisados, os 15 aplicativos que mais devoram a bateria de um smartphone são:
- Messenger
- Amazon Alexa
- Gmail
- Uber
- Waze
- Google Chrome
- YouTube Music
- Telegram
- TikTok
- Amazon Shopping
O estudo completo da Uswitch listou 50 apps. Na lista ainda constam outros bem populares, como Microsoft Outlook, Spotify, PayPal, Amazon Prime Video e Uber Eats. Vale lembrar que os apps das plataformas de streaming em geral também são grandes consumidores de bateria.
Como saber que apps consomem mais a bateria do SEU telefone
Embora a lista de apps que mais consomem bateria já dê uma boa ideia de quais devem estar "comendo" a energia do seu telefone, é possível também verificar informações sobre isso especificamente do seu aparelho.
Para isso, basta ir em Configurações > Manutenção do Dispositivo > Bateria.
Como diminuir o consumo de bateria mesmo com esses apps
A resposta é óbvia, mas também se trata de uma ação esquecida por muitos: feche os apps quando terminar de usá-los.
Em geral essa ação é esquecida porque não basta sair do app para fechá-lo. Apenas sair dele e ir para sua tela inicial ou outro aplicativo deixará aquele primeiro app ainda funcionando em segundo plano.
Além de fechar os apps, o usuário pode optar pelo recurso de economia de bateria quando não estiver usando o smartphone.
VEJA TAMBÉM: