Que apps consomem mais bateria do smartphone e como evitar

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Comprando pelos nossos links, podemos receber comissão. Saiba mais.

A cada novo lançamento, as marcas de smartphones prometem baterias mais resistentes para seus modelos. A velocidade de consumo, contudo, não depende apenas da qualidade da bateria, mas também dos apps mais usados. A boa notícia é que a tecnologia vai continuar avançando neste ponto. A má noticia é que os apps "comedores de bateria" são alguns dos que mais utilizamos.

Os 15 aplicativos que mais consomem bateria

apps que mais consomem bateria

A pesquisa mais recente sobre o consumo de bateria de aplicativos foi feita em 2020 pela Uswitch. A empresa trabalha com comparação de serviços e produtos online e de telefonia. De acordo com os dados analisados, os 15 aplicativos que mais devoram a bateria de um smartphone são:

  1. Google
  2. Facebook
  3. Messenger
  4. Whatsapp
  5. Amazon Alexa
  6. Gmail
  7. Uber
  8. Waze
  9. Google Chrome
  10. YouTube Music
  11. Instagram
  12. Telegram
  13. Twitter
  14. TikTok
  15. Amazon Shopping

O estudo completo da Uswitch listou 50 apps. Na lista ainda constam outros bem populares, como Microsoft Outlook, Spotify, PayPal, Amazon Prime Video e Uber Eats. Vale lembrar que os apps das plataformas de streaming em geral também são grandes consumidores de bateria.

Como saber que apps consomem mais a bateria do SEU telefone

Embora a lista de apps que mais consomem bateria já dê uma boa ideia de quais devem estar "comendo" a energia do seu telefone, é possível também verificar informações sobre isso especificamente do seu aparelho.

Para isso, basta ir em Configurações > Manutenção do Dispositivo > Bateria.

apps que gastam mais bateria

Como diminuir o consumo de bateria mesmo com esses apps

A resposta é óbvia, mas também se trata de uma ação esquecida por muitos: feche os apps quando terminar de usá-los.

Em geral essa ação é esquecida porque não basta sair do app para fechá-lo. Apenas sair dele e ir para sua tela inicial ou outro aplicativo deixará aquele primeiro app ainda funcionando em segundo plano.

Além de fechar os apps, o usuário pode optar pelo recurso de economia de bateria quando não estiver usando o smartphone.

VEJA TAMBÉM:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: