Qualcomm já pensa no Snapdragon 8 Gen 4 (com tecnologia 3nm da TSMC)

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Os rumores sobre o próximo SoC Snapdragon 8 Gen 4 já começaram a circular, com informações interessantes compartilhadas por um conhecido informante do X.

Apesar do Snapdragon 8 Gen 3 ter sido lançado recentemente, os vazamentos desse informante têm sido consistentemente precisos, o que aumenta a credibilidade das informações.

Qualcomm continuará apostando na TSMC (Imagem: freepik)

De acordo com @Tech_Reve, a Qualcomm escolheu novamente a TSMC como parceira exclusiva para a fabricação do chipset Snapdragon 8 Gen 4, que será baseado em uma tecnologia de 3nm no próximo ano.

A decisão da empresa em optar pela TSMC está relacionada ao plano de utilizar núcleos de CPU Oryon personalizados, buscando manter um equilíbrio entre potência e eficiência, algo que a Samsung não conseguiu garantir ao designer de chips.

A opção por dois fornecedores de chips está mantida para 2025, quando o Snapdragon 8 Gen 5 for lançado. Nesse cenário, o Snapdragon 8 Gen 4 destinado ao Galaxy será produzido nas instalações de 3GAP da Samsung, conforme relatos de uma agência de notícias taiwanesa.

A escolha da Qualcomm parece ser fundamentada nas experiências anteriores com os chipsets Snapdragon 8 Gen 1 e Snapdragon 8+ Gen 1. O primeiro, fabricado pela Samsung, enfrentou problemas de estrangulamento e eficiência reduzida, enquanto a versão Plus, proveniente da TSMC, destacou-se como uma opção mais eficiente.

Salto de desempenho

Quanto ao desempenho do Snapdragon 8 Gen 4, o informante sugere que será impressionante no cenário Android, entregando mais de 10.000 pontos no Geekbench 6 em cenários de vários núcleos. A GPU Adreno 830, segundo ele, manterá o consumo de energia no mesmo nível do Snapdragon 8 Gen 2, proporcionando ganhos substanciais de desempenho.

Chegada do Snapdragon 8 Gen 4 já é esperada (Imagem: Qualcomm)

Há especulações de que o consumo total do chipset será de apenas 8W.

Embora o lançamento do Snapdragon 8 Gen 4 ainda esteja longe (a cerca de um ano de distância), espera-se que mais detalhes sejam revelados conforme a data de anúncio for se aproximando.

VEJA TAMBÉM:

  • Amazon apresenta o Q, chatbot com IA para empresas
  • IA da Meta converte pensamentos em palavras e é promissora para a medicina
  • IA usada em novo estudo conclui que asteroide não matou os dinossauros
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: