A Qualcomm anunciou hoje, durante a CES 2025, o Snapdragon X, um novo chip baseado em arquitetura Arm projetado para notebooks mais acessíveis. O processador chega como parte da série Snapdragon X, que já inclui os modelos X Plus e X Elite, e busca ampliar o acesso à PCs Copilot Plus com preços a partir de US$ 600.
Dessa forma, o processador ampliará a capacidade de recursos mais baratos executarem recursos de inteligência artificial (IA). A Qualcomm disse que o Snapdragon X será integrado em laptops de marcas como Acer, Asus, Dell, HP e Lenovo nos próximos meses.
Assim como os outros modelos da série, o Snapdragon X traz uma NPU de 45 TOPS (trilhões de operações por segundo), que habilita recursos avançados de inteligência artificial. A CPU Qualcomm Oryon, composta por oito núcleos de até 3 GHz, utiliza o mesmo processo de fabricação de 4 nm presente nos chips X Plus e X Elite.
O lançamento do Snapdragon X reforça a competição com a Intel no segmento de laptops acessíveis. A Qualcomm informou que mais de 60 designs de notebooks com a série Snapdragon X estão em desenvolvimento ou produção, com a expectativa de ultrapassar 100 modelos até 2026. O avanço do Windows on Arm mostra que a estratégia da Qualcomm para este mercado segue ganhando força.
Além de notebooks, a Qualcomm está explorando novas possibilidades com o Snapdragon X, incluindo sua aplicação em mini PCs. A empresa também disse que apresentará o “primeiro mini PC de mesa do mundo com tecnologia Snapdragon X series” em breve. Portanto, podemos esperar anúncios de mini PCs na CES 2025.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de The Verge.
VEJA TAMBÉM!