Qual marca vendeu mais smartphones nos últimos 3 meses? Relatório responde

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Uma das principais empresas de análise de mercado de tecnologia do mundo, a Canalys divulgou um novo relatório que revelou um cenário positivo para o mercado global de smartphones, que atingiu a 3ª sequência trimestral de crescimento anual. Neste 2º trimestre de 2024, o mercado registrou uma expansão de remessas de 12%, totalizando 288 milhões de unidades vendidas.

Mas deste total, qual marca vendeu mais neste 2º trimestre do ano?

Samsung lidera, mas Apple segue bem próxima

Apple e samsung
Samsugn e Apple lideram vendas no 3º trimestre (Imagem: Shutterstock / Abel Brata Susilo)

Sem grandes surpresas no ranking de marcas que mais venderam smartphones nos últimos 3 meses. Com uma participação de mercado de 18%, a Samsung foi a marca com maior número de vendas, resultado para o qual os recentes lançamentos da linha Galaxy S24 deve ter colaborado fortemente.

Ali pertinho, com excelentes 16% de participação no mercado, está a Apple. A liderança das duas fabricante não surpreende, dados os massivos investimentos em marketing, construção de marca e, claro, novas tecnologias.

A ênfase, inclusive, fica para as novas ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como a tradução em tempo real de chamadas (Samsung) ou a calculadora que detalha resolução de complexos problemas matemáticos (Apple).

“A Samsung e a Apple estão avançando rapidamente em suas estratégias de produtos premium com o recurso GenAI como foco principal”, disse Sheng Win Chow, analista da Canalys.

Que outras marcas se destacaram na lista

Xiaomi
Xiaomi 14 Ultra (Imagem: Divulgação /Xiaomi)

Apesar de Samsung e Apple se manterem na liderança, o 3º lugar desta lista também merece um grande destaque, afinal teve 15% de participação no mercado global de smartphones no 2º trimestre do ano, ficando ali coladinha das líderes de mercado. Estamos falando da Xiaomi.

Entre os 5 primeiros lugares da lista, a Xiaomi foi a marca que teve o crescimento mais rápido, tendo registrado um crescimento anual de bons 27%. A conquista, provavelmente, deve-se a lançamentos como o do Xiaomi 14 Ultra, que deixou a fabricante chinesa mais uma vez em disputa direta com as principais marcas do mercado de smartphones premium.

Em 4º e 5º lugares ficaram, respectivamente, a Vivo e a Transsion, ambas com participações de 9%. De acordo com Amber Liu, gerente de pesquisa da Canalys, desde o início de 2024, a redução da inflação em mercados emergentes na Ásia-Pacífico, Oriente Médio, África e América Latina estimulou o crescimento das remessas no segmento de preços do mercado de massa.

"Empresas, incluindo Xiaomi e Transsion, estão promovendo ativamente atualizações de produtos para capitalizar essas oportunidades. Enquanto isso, HONOR, OPPO e vivo estão concentrando sua expansão fora da China continental este ano, pois a concorrência no mercado doméstico está esquentando”, explicou Liu.

Vale lembrar que a expectativa é de que a Apple lance a nova linha iPhone 16 em setembro deste ano, movimento que pode alterar este ranking no último trimestre do ano.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: