A Sony está trabalhando em um modelo do PS5 Pro que deve trazer uma GPU mais poderosa, permitindo um desempenho 45% mais rápido que o console padrão, tecnologia de upscaling para configurações de renderização que chegariam a 8K (em versões futuras do console) e mais.
As informações obtidas vêm de documentos da Sony vazados que foram divulgados no último final de semana pelo youtuber "Law Is Dead" e pelo jornalista Tom Henderson do site Insider Gaming.
De acordo com o documento obtido pelo youtuber, o novo console da Sony tem o codinome interno de “Trinity” e terá uma GPU mais larga com a capacidade de renderização 45% mais rápida que o PS5 padrão. Além disso, utilizando 33,5 teraflops, o Ray Tracing da versão Pro terá uma velocidade de 2 a 3 vezes em relação ao modelo anterior — mas poderia chegar em até 4 vezes “em alguns casos”.
O console também integrará uma arquitetura de aprendizado de máquina que servirá como uma tecnologia de upscaling, chamada de PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR).
A nova arquitetura do console utilizaria o aprendizado de máquina para resultar em melhorias de imagem da mesma forma que as tecnologias DLSS da Nvidia ou o FSR da AMD. No entanto, de acordo com as especificações, a PSSR pode utilizar o upscaling para atingir resoluções de 8K.
Partindo para as informações de Tom Henderson, a CPU do console contará com um “Modo de alta frequência” que resultaria numa melhora de 10%, levando a nova CPU para 3,85 Ghz. Com esse modo ativado, o sistema deve alocar mais energia para a CPU.
Em relação ao barramento da memória do sistema, a versão Pro virá com 576 GB/s, o que representa uma melhoria de 28% em relação ao console padrão.
Segundo Henderson, o áudio também contará com melhorias graças ao hardware que deve utilizar uma velocidade de clock mais alta.
Por fim, a publicação da Insider Gaming revela que a expectativa de lançamento do console é para outono desse ano nos Estados Unidos, ou seja, entre os meses de setembro e novembro.