PS Portal é hackeado para emular jogos de PSP

 William Schendes
William Schendes

O PS Portal é um dispositivo portátil da Sony capaz de transmitir jogos de PlayStation 5. Diferente de um Nintendo Switch, por exemplo, o aparelho não consegue rodar jogos de forma nativa, afinal ele depende que o PS5 esteja ligado e precisa estar conectado com a internet para jogar.

Porém, recentemente, dois engenheiros do Google conseguiram hackear o dispositivo da Sony para emular jogos de PSP, primeiro console portátil da Sony.

No X, Andy Nguyen explica que, com ajuda de seu parceiro Calle Svensson, conseguiu modificar o aparelho para rodar o emulador PPSSPP, que permite incorporar melhorias visuais nos jogos antigos como resolução full HD e texturas aprimoradas.

PS Portal emulador PSP
(Imagem: Sony)

“Depois de mais de um mês de trabalho duro, o PPSSPP está rodando nativamente no PlayStation Portal. Sim, nós hackeamos”

- Andy Nguyen.

Na imagem publicada, o PS Portal aparece emulando Grand Theft Auto: Liberty City.

After more than a month of hard work, PPSSPP is running natively on PlayStation Portal. Yes, we hacked it. With help from xyz and @ZetaTwo pic.twitter.com/AXuRROo6Ip

— Andy Nguyen (@theflow0) 19 de fevereiro de 2024

Como reportou o The Verge, o engenheiro explica que a modificação foi toda baseada em software, ou seja, não precisou de alterações no hardware do dispositivo.

Impressionado com o alcance do tuíte, o engenheiro disse que pode mostrar alguns vídeos do console rodando o emulador no próximo fim de semana.

Até o momento, no X, a publicação teve mais de 14 mil curtidas e 1,8 milhão de visualizações. Esses números podem ser um bom indicativo sobre o que os fãs esperam da Sony: um sucessor do PSP e PS Vita.

O PSP foi lançado em 2004 e recebeu cinco modelos. Atualmente, o console é o décimo console mais vendido da história, com mais de 82 milhões de vendas, conforme dados do Statista.

Seu sucessor foi o PS Vita, que adicionou uma tela OLED sensível ao toque de 5 polegadas, touchpad traseiro e duas câmeras (frontal e traseira). As vendas do portátil foram mais modestas comparadas ao PSP, alcançando quase 16 milhões de vendas.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: