O PS Portal é um dispositivo portátil da Sony capaz de transmitir jogos de PlayStation 5. Diferente de um Nintendo Switch, por exemplo, o aparelho não consegue rodar jogos de forma nativa, afinal ele depende que o PS5 esteja ligado e precisa estar conectado com a internet para jogar.
Porém, recentemente, dois engenheiros do Google conseguiram hackear o dispositivo da Sony para emular jogos de PSP, primeiro console portátil da Sony.
No X, Andy Nguyen explica que, com ajuda de seu parceiro Calle Svensson, conseguiu modificar o aparelho para rodar o emulador PPSSPP, que permite incorporar melhorias visuais nos jogos antigos como resolução full HD e texturas aprimoradas.
“Depois de mais de um mês de trabalho duro, o PPSSPP está rodando nativamente no PlayStation Portal. Sim, nós hackeamos”
- Andy Nguyen.
Na imagem publicada, o PS Portal aparece emulando Grand Theft Auto: Liberty City.
Como reportou o The Verge, o engenheiro explica que a modificação foi toda baseada em software, ou seja, não precisou de alterações no hardware do dispositivo.
Impressionado com o alcance do tuíte, o engenheiro disse que pode mostrar alguns vídeos do console rodando o emulador no próximo fim de semana.
Até o momento, no X, a publicação teve mais de 14 mil curtidas e 1,8 milhão de visualizações. Esses números podem ser um bom indicativo sobre o que os fãs esperam da Sony: um sucessor do PSP e PS Vita.
O PSP foi lançado em 2004 e recebeu cinco modelos. Atualmente, o console é o décimo console mais vendido da história, com mais de 82 milhões de vendas, conforme dados do Statista.
Seu sucessor foi o PS Vita, que adicionou uma tela OLED sensível ao toque de 5 polegadas, touchpad traseiro e duas câmeras (frontal e traseira). As vendas do portátil foram mais modestas comparadas ao PSP, alcançando quase 16 milhões de vendas.
SAIBA MAIS!