No início de 2024, a Apple divulgou as novidades de seus sistemas operacionais mais recentes, incluindo o iOS 17.3 que trouxe um recurso focado na segurança dos iPhones em locais públicos: a Proteção de Dispositivo Roubado — ferramenta antirroubo que impede que os ladrões tenham acesso às informações do aparelho.
O recurso é especialmente útil no Brasil, afinal, em 2022, o país teve cerca de um milhão de celulares roubados, conforme o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Com isso em vista, o TechShake preparou um tutorial ensinando a usar a nova ferramenta da Apple para proteger seu iPhone.
O que faz a Proteção de Dispositivo Roubado?
Como mencionado acima, a ferramenta visa impedir que os criminosos acessem informações e utilizem o dispositivo após o roubo.
Nesse sentido, o recurso é similar ao Celular Seguro, disponível tanto para iOS quanto Android, tornando o dispositivo “inútil” para os ladrões.
Porém, a Proteção de Dispositivo Roubado traz alguns recursos e ações de segurança adicionais quando o iPhone está em locais desconhecidos. Ou seja, antes mesmo do furto, o smartphone executa algumas medidas para prevenir danos ao usuário.
Por exemplo, se o usuário estiver fora de casa, o smartphone identificará isso e fará algumas exigências adicionais para usar o dispositivo, como a ativar a autenticação biométrica pelo FaceID e Touch ID para acessar as senhas do Keychain (Chaves), informações de cartões de crédito e mais informações armazenadas no dispositivo.
Dessa forma, mesmo que o ladrão tenha exigido a senha do dispositivo antes de levá-lo, ele não poderá acessar informações críticas e nem alterar as configurações ou senhas do aparelho.
Em seu site, a Apple lista algumas ações que serão impossibilitadas sem confirmar a identidade por Face ID ou Touch ID (em locais desconhecidos), confira:
-
Usar as senhas ou chaves‑senha salvas no Keychain (Chaves);
-
Usar os métodos de pagamento salvos no Safari, incluindo preenchimento automático;
-
Desativar o Modo Perdido;
-
Apagar conteúdo (como fotos e arquivos) e ajustes;
-
Solicitar um novo Apple Card;
-
Ver o número do cartão virtual do Apple Card;
-
Realizar algumas ações e transferências com o Apple Cash e conta Savings no app Carteira;
-
E usar o iPhone para configurar um novo dispositivo.
Como ativar a ferramenta antirroubo da Apple
Antes de ativar a Proteção de Dispositivo Roubado, o usuário deve ter configurado a autenticação de dois fatores do ID da Apple, senha de acesso do dispositivo, Face ID, Touch ID e definir localizações importantes no aplicativo Mapas (como casa e trabalho).
Tendo concluído esses requisitos, o usuário deve ir até as configurações e tocar em “Face ID e Código”, então deverá inserir a senha do dispositivo para ativar o recurso.
Vale lembrar que, antes de sair de casa, é necessário ativar os Serviços de Localização e GPS do iPhone.
SAIBA MAIS!