Projeto do Instituto Mauá permite que deficientes visuais acompanhem jogos de futebol

Adriano Camargo
Adriano Camargo

No Brasil estima-se que 6,5 milhões de habitantes tenham alguma forma de deficiência visual. Porém, mesmo com números tão relevantes o país continua a se deparar com dificuldades em ambientes que sejam acessíveis e inclusivos para essas pessoas.

Isso ocorre de várias formas e em diferentes infraestruturas urbanas, como edifícios públicos e instituições de ensino. E isso é um impedimento até em atividades de entretenimento, como em eventos esportivos, especialmente partidas de futebol.

A fim de ajudar a minimizar essa situação, graduandos do curso de Engenharia de Computação Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) apresentaram o projeto "Sensigol".

Como funciona

O principal propósito do Sensigol é utilizar uma tecnologia assistiva baseada em motores de vibração, para permitir que pessoas com deficiência visual acompanhem jogos de futebol de forma mais inclusiva e personalizada.

Segundo Gabriel Dias, um dos idealizadores, o Sensigol oferece uma experiência sensorial traduzindo a posição da bola no campo por meio de vibrações tangíveis. Isso possibilita que pessoas com deficiência visual compreendam melhor o jogo e participem de discussões e interações relacionadas ao futebol.

Sensigol auxilia deficientes para acompanhar jogos de futebol (Imagem: Divulgação)

“Além de tornar o esporte mais acessível, o projeto pode ser uma ferramenta educativa valiosa, auxiliando na compreensão de estratégias de jogo, táticas e posicionamento dos jogadores. Isso pode ser especialmente útil em contextos de ensino e treinamento esportivo", diz Gabriel.

A proposta inclui a possibilidade de implantar o sistema em uma seção específica de um estádio de futebol, criando assim uma área exclusiva para deficientes visuais, equipada com dispositivos de áudio e informações adaptadas, de modo que possam acompanhar os jogos com maior facilidade.

Além disso, por ser de baixo custo, a tecnologia poderia ser disponibilizada para a comunidade de deficientes visuais, permitindo que eles acompanhem os jogos de futebol inclusive no conforto de suas casas.

O projeto será exibido durante a 30ª edição da Eureka, exposição de tecnologia e inovação, que ocorrerá de 20 a 22 de outubro, no campus da Mauá em São Caetano do Sul. A entrada é gratuita.

Serviço

Evento: Eureka – 30.ª edição

Data: de 20 a 22 de outubro

Hora: das 14h às 20h30

Local: Instituto Mauá de Tecnologia - São Caetano do Sul

Gratuito - aberto ao público

Mais informações: eureka.maua.br

FIQUE POR DENTRO!

  • iPhones estão desligando por até 4 horas sozinhos, relatam usuários
  • Amostras do asteroide Bennu têm componentes essenciais para a formação de vida
  • OneNote receberá IA Copilot em novembro (e ela traz recursos incríveis)
  • Firefox terá recurso para detectar avaliações falsas em sites de e-commerce
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: