Imagine o Jarvis, o assistente inteligente do Homem de Ferro, com quem ele fala a qualquer momento para tirar dúvidas e pedir a realização de tarefas. Agora tire a parte dos super poderes e a da ficção e você chegará perto do que o Google promete trazer com o Projeto Astra: o uso do Gemini como um assistente de Inteligência Artificial com que você pode interagir em qualquer situação.
Durante o Google I/O 2024, realizado nesta terça-feira (14), o Google exibiu uma versão inicial do que espera que venha a se tornar o assistente universal.
Um assistente de IA multimodal em tempo real
Segundo explicou Demis Hassabis, chefe do Google DeepMind, líder dos esforços de IA do Google e responsável pelo projeto, o Astra está muito mais próximo de como um verdadeiro assistente de IA em tempo real deveria funcionar do que os produtos que chegaram ao mercado até o momento.
O Projeto Astra utiliza o Gemini como um assistente de IA multimodal em tempo real que pode ver o mundo e interagir com ele e com o usuário. A partir da câmera do smartphone ou dos óculos Google, a IA pode responder perguntas sobre o que vê, sobre algo que você aponta, lembrar onde você deixou suas coisas e muito mais. É possível ver seu incrível potencial no vídeo acima.
De acordo com Hassabis, que já trabalha com pesquisa em IA há décadas, a ideia do Astra se concretizou em sua mente há 4 ou 5 anos.
“Teríamos esse assistente universal. É multimodal, está com você o tempo todo. É aquele ajudante que é simplesmente útil. Você se acostuma a estar lá sempre que precisar”, explicou.
Atualmente, o Projeto Astra está em uma fase inicial de protótipo e representa apenas uma das muitas maneiras pelas quais poderemos interagir com um sistema como o Gemini num futuro próximo.
FIQUE POR DENTRO!