Nos últimos dias, a Starlink, provedora de internet via satélite de Elon Musk, enfrentou um problema que resultou no bloqueio incorreto do acesso de alguns usuários. A empresa atribuiu a falha ao seu sistema de detecção de fraude, que erroneamente identificou contas legítimas como falsos positivos.
Os usuários afetados têm recebido mensagens de erro relacionadas ao problema, e muitos deles ainda não conseguiram restabelecer o acesso. A Starlink enviou e-mails aos usuários afetados, reconhecendo a situação e informando que estão trabalhando para corrigi-lo.
"Tivemos um problema de conta que nos levou a sinalizar falsamente sua conta como fraude. Estamos trabalhando para corrigir isso", diz o comunicado da Starlink.
A provedora espera que a correção seja implementada até o final de semana. Caso os usuários continuem enfrentando dificuldades após esse período, a recomendação é entrar em contato com o Suporte ao Cliente.
Quem foi afetado?
O bug impactou nessa última semana especialmente novos usuários, ou seja, aqueles que se cadastraram no site da empresa para contratar o serviço, mas ainda não haviam ativado a antena, resultando na falta de conexão com a internet.
Usuários afetados relataram que a página de recuperação de conta, que permite trocar a senha com um endereço de e-mail ou número de telefone, não funcionou, exibindo um alerta de "Usuário não encontrado".
Relatos no Reddit indicam que entrar em contato com o suporte da Starlink tem sido uma tarefa desafiadora, pois a empresa não disponibiliza um número de telefone de suporte, sendo possível apenas pelo endereço de e-mail 'starlinkresolutions@spacex.com'.
Alguns usuários que conseguiram acessar suas contas recuperaram o serviço selecionando a opção "Retomar Serviço" na página da Starlink. A empresa diz que está trabalhando ativamente para solucionar o problema e restaurar o acesso de todos os usuários afetados.
VEJA TAMBÉM: