O segundo voo espacial da empresa britânica Virgin Galactic ainda nem partiu e já conta com alguns fatos históricos para registrar. Duas de suas passageiras serão as primeiras mãe e filha a irem ao espaço juntas. Além disso, elas também são as primeiras cidadãs do Caribe a fazer a viagem.
A forma como a universitária Anastatia Mayers e sua mãe Keisha Schahaff foram escolhidas para compor o grupo de passageiros do Galactic 02 também é um tanto quanto curiosa: as duas venceram um sorteio.
De Antígua para o espaço
Anastatia e Keisha são de uma pequena ilha no Mar do Caribe chamada Antígua, local com apenas 80 mil habitantes. Para expandir seus horizontes, a jovem de 18 anos decidiu estudar Filosofia e Física na Universidade de Aberdeen, na Escócia. Ela só não fazia ideia de que a mudança lhe traria a oportunidade única de ir aonde ninguém antes do Caribe foi.
Durante um voo para o Reino Unido, para resolver pendências do visto da filha, Keisha recebeu um pop up sobre uma promoção que iria sortear bilhetes para o voo espacial e angariar fundos para a exploração espacial privada.
"Eu preenchi este sorteio e, de repente, meses depois, estou recebendo correspondências dizendo que você é um dos 20 finalistas. Depois uma dizendo que você é um dos cinco finalistas, para se tornar um vencedor", disse Keisha em entrevista à imprensa.
A conta oficial da Virgin Galactic na rede social X compartilhou vídeos de apresentação de cada passageiro. Anastatia é destacada como uma jovem de "curiosidade insaciável", mas para quem o espaço era "um sonho distante".
Anastasia ainda se tornará a segunda pessoa mais jovem a ir ao espaço. "Minha intenção é apenas quebrar quaisquer barreiras que estabelecemos para nós mesmos ou que o mundo estabelece para nós. Quero que as pessoas saibam que não importa de onde você vem, quem você é - qualquer coisa - seu sonho é o seu sonho e você pode fazer isso acontecer, apesar do que qualquer um diga", destacou em declaração à BBC.
O grupo de passageiros ainda contará com Jon Goodwin, que se tornará o primeiro atleta olímpico e a segunda pessoa com Parkinson's a ir ao espaço.
Quanto custa uma viagem no Virgin Galactic
Embora seja a segunda viagem comercial do Virgin Galactic, esta será a primeira com passageiros pagantes. O preço divulgado para encarar a aventura atualmente é de $450 mil dólares, o equivalente a mais R$2 milhões. Assim como a primeira viagem, a segunda deve alcançar uma altitude de 279 mil pés (85 km).
Atualmente, três grandes empresas disputam o mercado de viagens espaciais privadas. Além da Virgin Galactic, do multimilionário Richard Branson, a gigante Blue Origin e a Space X de Elon Musk ocupam cada vez mais o mercado.
VEJA TAMBÉM:
- Telescópio da NASA encontra ponto de interrogação no espaço
- Google vai apagar contas inativas a partir de dezembro
- Ameaça IA em Hollywood: estúdios já trabalham em figurantes digitais
- China quer limite de 2h por dia em smartphone para menores de 18 anos