Poxa, Meta! Instagram removerá os filtros AR personalizados

 William Schendes
William Schendes

A Meta está encerrando o suporte aos filtros faciais de realidade aumentada (AR, na sigla em inglês) criados por terceiros em suas redes sociais, incluindo o Instagram, Facebook e Messenger. A partir de 14 de janeiro de 2025, a empresa encerrará o Meta Spark, plataforma que permitia que criadores, empresas e usuários criassem seus próprios filtros.

A empresa explica que os efeitos criados pela própria Meta continuarão funcionando — mas convenhamos, eles são muito menos divertidos do que os filtros de memes criados por usuários.

Com isso, a partir do próximo ano, os filtros criados por usuários não estarão mais disponíveis nas redes sociais. Porém, os filtros utilizados em posts já publicados continuarão visíveis, portanto, não se preocupe, os Stories fixados no perfil continuarão com os filtros aplicados.

Filtros personalizados
(Imagem de fundo: Omkar Patyane de Pexels; Montagem: TechShake))

“Somos profundamente gratos à comunidade de criadores, empresas e outras partes interessadas importantes que fizeram parte da jornada da Meta Spark.

Quando lançamos esta plataforma pela primeira vez, sete anos atrás, experiências infundidas com realidade aumentada eram novas para a maioria dos consumidores. Desde então, a imaginação, inovação e criatividade da nossa comunidade de criadores de RA ajudaram a estender o alcance da RA para centenas de milhões de pessoas nas plataformas da Meta.”

Meta, em comunicado.

Em comunicado, a Meta disse que o fechamento do Sparks não está relacionada à baixa adotação da plataforma, afinal ela os efeitos de RA foram utilizados por “centenas de milhões de usuários”, mas relata que a decisão permitirá que a empresa “priorize os produtos que acreditamos que atenderão melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e empresas”.

Como analisa o TechCrunch, é provável que a Meta queira priorizar ferramentas e projetos de inteligência artificial.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga e acompanhe o TechShake no X, Instagram e Facebook.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: