O portal Gov.br já havia ampliado sua acessibilidade ao integrar tecnologia de reconhecimento facial para o login biométrico. Agora, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) deixou este processo ainda mais prático para pessoas com deficiências visuais ao introduzir um sistema de assistente de voz para realizar a autenticação.
Como funciona o novo assistente de voz
Embora tenha ampliado a segurança no acesso do aplicativo ao portal do governo brasileiro com sucesso, a tecnologia de reconhecimento facial ainda precisava de melhorias para ser acessível a todos. Afinal, como pessoas com deficiência visual poderiam ler avisos como “Nenhum rosto detectado” e “Aproxime a câmera do seu rosto”.
Pensando nisso, o Serpro implementou o novo assistente de voz ao portal Gov.br. A nova ferramenta será capaz de auxiliar esses usuários lendo quaisquer avisos que apareçam na tela, para garantir-lhe o acesso seguro aos mais de 4.800 serviços disponíveis na página.
“A transformação digital só será plena quando todos os brasileiros tiverem acesso às facilidades do Gov.br. Trabalhamos para oferecer essa nova funcionalidade pensando na inclusão dessas pessoas, nas formas que elas podem exercer a cidadania digital”, explicou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
O novo assistente de voz também poderá ser utilizado ao realizar a biometria com a câmera de trás. A possibilidade de usar a câmera traseira para este processo de reconhecimento facial, inclusive, foi mais uma iniciativa de inclusão. Neste caso, a intenção foi ajudar usuários cujos telefones possuem sensores frontais com resoluções mais baixas, bem como idosos e pessoas com deficiência que pedem auxílio de familiares e cuidadores para esta autenticação.
FIQUE POR DENTRO!
- Sistema de pagamentos do governo foi invadido; há suspeita de desvio de dinheiro público
- Imperdível! Monitor Gamer AOC SNIPER 27" alcança menor preço até agora
- Xiaomi Mi Band 9 ganha certificação e pode ser lançada em breve