Por que o Google pode passar a cobrar por sua pesquisa? Você pagaria?

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Gigante da tecnologia e da pesquisa da Internet, o Google pode estar prestes a mudar o seu principal serviço: a busca Google. Uma nova informação aponta que a empresa está considerando oferece uma espécie de busca paga para aqueles que desejarem ter acesso a recursos premium baseados em Inteligência Artificial (IA).

Mas ainda teremos a busca Google gratuita?

Google pesquisa paga
Imagem: edição de Shutterstock / Coosh448

Sim. De acordo com o que foi noticiado pelo Financial Times, a possível cobrando faz parte dos esforços do Google para oferecer esses recursos premium baseados em IA. Contudo, a ideia seria também manter a tradicional Pesquisa Google apoiada por anúncios disponível gratuitamente.

De acordo com a página, "fontes familiarizadas" com os planos do Google sugerem que esses novos recursos de IA poderiam vir a se tornar parte dos serviços de assinatura já existentes da empresa, como Gemini Advanced ou Google One. Vale destacar que o relatório aponta que mesmo essa pesquisa premium ainda incluiria anúncios.

Caso se confirme e chegue ao público, a nova modalidade de pesquisa parece demonstrar a tentativa do Google de equilibrar a integração de recursos de IA com sua preocupação de salvaguardar sua lucrativa publicidade de pesquisa. Apenas ano passado, o Google teve impressionantes US$ 175 bilhões em receitas de anúncios relacionados a pesquisas.

Recursos com IA e lucro com anúncios podem se chocar

Desde maio do ano passado, o Google começou a testar o seu serviço de pesquisa baseado em IA, conhecido como Search Generative Experience (SGE). Junto aos tradicionais links e publicidade que aparecem em uma pesquisa, o SGE trouxe resumos e respostas às consultas feitas pelos usuários. No entanto, há dois grandes custos aqui para o Google.

De um lado, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo não pode ficar de fora do crescimento das ferramentas de IA. Além disso, já há pesquisas que revelam que grande parte da geração Z já prefere fazer pesquisas com IA ou em plataformas como o TikTok justamente pela velocidade de resposta.

Por outro lado, custos computacionais associados aos modelos generativos de IA são elevados. E a capacidade da IA de fornecer respostas abrangentes pode levar a um declínio nos cliques dos usuários em links de sites, o que pode ameaçar as receitas do Google com a pesquisa.

Ainda não há uma decisão determinada sobre a possível nova taxa de uma Pesquisa Google com IA ou uma previsão para isso ser decidido ou lançado.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: