Durante o Worldwide Developers Conference (WWDC24), a Apple fez grandes anúncios, incluindo as novas atualizações iOS 18, iPad18 e MacOS Sequoia. Um dos momentos mais esperados do evento foi o anúncio da Inteligência Artificial (IA) da Apple, a Apple Intelligence, e os novos recursos da Siri. Mas um dos anúncios no tema IA desagradou Elon Musk, CEO de empresas como Tesla, Neuralink, SpaceX e X (antigo Twitter).
A Apple anunciou uma nova parceria com a OpenAI para, futuramente, trazer recursos semelhantes ao do ChatGPT para iPhone, iPad e iOS. Agora, Musk ameaça banir dispositivos Apple em todas as suas empresas devido à integração.
Segundo Musk, a parceria representa um problema de segurança
De acordo com o anúncio da Apple, a assistente virtual Siri deve ganhar recursos aprimorados de IA similares ao do ChatGPT quando o iOS 18 for lançado. A novidade deve ampliar suas ferramentas, que já ganharam novas características com a IA Apple Intelligence, e proporcionar a flexibilidade de um chatbot de IA conversacional.
A maior parte das consultas feitas pelos usuários será tratada pela tecnologia da Apple. A Apple Intelligence, inclusive, foi apresentada com o diferencial de seus recursos serem processados principalmente no dispositivo, e não em nuvem, o que garante maior privacidade, segurança e rapidez na execução das tarefas. A partir da nova parceria, um algoritmo determinará se uma tarefa deve ser entregue à tecnologia da OpenAI.
Para Musk, contudo, isso representa um grande risco de segurança. Na rede social X, o bilionário fez as declarações abaixo:
"Se a Apple integrar a OpenAI ao nível do sistema operacional, então os dispositivos da Apple serão banidos nas minhas empresas. Isso é uma violação de segurança inaceitável."
"E os visitantes terão que deixar seus dispositivos da Apple na porta, onde eles serão armazenados em uma gaiola Faraday."
Musk também possui sua própria empresa de IA chamada xAI, responsável pelo chatbot Gronk. Vale lembrar ainda que o empresário foi co-fundador da OpenAI ao lado de Sam Altman, atual CEO. Musk deixou o conselho da empresa em 2018 e já fez acusações anteriormente quanto à segurança do ChatGPT.
O conflito segue. Recentemente, Musk entrou com uma ação judicial contra a OpenAI por quebra de contrato, alegando que Altman e outros executivos estavam buscando o sucesso comercial privado em vez de serem a empresa de código aberto e sem fins lucrativos que prometeram ser.
Musk também publicou a imagem abaixo, acusando a OpenAI e a Apple de roubarem os dados dos usuários com a nova parceria:
FIQUE POR DENTRO!