Popularidade do X no Brasil: visitas à rede social cresceram 462,8% em 2024

 William Schendes
William Schendes

As visitas do X (antigo Twitter) tiveram um crescimento expressivo no último ano entre usuários brasileiros, com um aumento de 462,8% em relação ao ano anterior, conforme revela o levantamento da Semrush.

Os dados mostram que a rede social de Elon Musk teve uma média mensal de mais de 151 milhões de visitas em 2024.

Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush no Brasil, relaciona o aumento das visitas à rede social no ano passado com a polêmica do X com o Supremo Tribunal Federal, que resultou no banimento temporário da plataforma no país.

Além disso, os dados da pesquisa reforçam que o X continua sendo a principal rede social para acompanhar os assuntos mais relevantes do momento, polêmicas e interações rápidas — mesmo com o lançamento do Threads e a popularização do Bluesky no Brasil.

“O aumento nas visitas do X no Brasil em 2024 ocorre, inclusive, pela própria polêmica que a rede passou durante o ano no país. Isso trouxe mais atenção ao site e também revelou que outras redes ainda não conseguem entregar a mesma experiência que o X, com debates e interações rápidas e polêmicas.”

— Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush no Brasil.

Popularidade do X no Brasil: visitas à rede social cresceram 462,8% em 2024
(Imagem: William Schendes/ TechShake)

Outras redes sociais também cresceram no país

Além do X, o relatório da Semrush destaca que algumas redes sociais tiveram crescimentos significativos ou mantiveram um alto número de usuários ativos. O TikTok manteve a média mensal de 150 milhões de visitas, enquanto o Reddit teve um aumento de 46,3 milhões de visitas, alcançando um total de 110 milhões de visitas em 2024.

Como analisa Erich Casagrande, os números do Reddit mostram que a rede social pode se consolidar no Brasil, assim como acontece em outros países. Essa popularização da plataforma está ligada ao fato de que ela é ideal para debates e compartilhamento de informações sobre diversos tópicos, além de contar com pouca presença comercial de marcas, segundo o executivo.

Por outro lado, algumas redes sociais sofreram queda no número de visitantes no último ano, como YouTube, Instagram, LinkedIn e Snapchat.

“O que mais chama atenção aqui é a queda do YouTube, um dos mecanismos de pesquisa mais relevantes junto ao Google. Um dos possíveis fatores para essa redução é a crescente presença do TikTok entre as gerações mais jovens. No entanto, o volume e a relevância do YouTube ainda permanecem significativos.”

— Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush no Brasil.

Popularidade do X no Brasil: visitas à rede social cresceram 462,8% em 2024
(Imagem: Worawee Meepian's Images/ Canva Pro)

Quais são as 10 redes sociais mais populares no Brasil?

Confira a lista elaborada pelo SemRush com as 10 redes sociais mais acessadas no Brasil, seguidas pela porcentagem de alteração no volume de tráfego em território nacional:

  • YouTube – 3,27 bilhões de visitas mensais (-26,7%);
  • Instagram – 558 milhões de visitas mensais (-6,1%);
  • TikTok – 151 milhões de visitas mensais (+4,4%);
  • X (antigo Twitter) – 131 milhões de visitas mensais (+462,8%);
  • Reddit – 86 milhões de visitas mensais (+46,3%);
  • LinkedIn – 75 milhões de visitas mensais (-26,7%);
  • Pinterest – 72 milhões de visitas mensais (-16,5%);
  • Bluesky (bsky.app, rede social descentralizada criada como alternativa ao X) – 6,9 milhões de visitas mensais (+3.971,7%);
  • Snapchat – 814 mil visitas mensais (-48,1%);
  • Bilibili (maior comunidade de anime, quadrinhos e games do Sudeste Asiático) – 351 mil visitas mensais (+8,4%).

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: